Ministério da Cidadania e Banco RCI apresentam o Festival de Teatro de Curitiba

Fringe

De 26/03 a 07/04 | O Festival para todos

Em sua 22ª edição, o Fringe reúne mais de 370 espetáculos de companhias vindas de 13 estados brasileiros e 7 atrações internacionais, da Argentina, Portugal, Chile e Uruguai. Com a proposta de ser um espaço democrático e que atenda um público heterogêneo, as atrações Fringe tem ingressos de preços variados, além de 60 espetáculos gratuitos e 196 pague quanto vale. Esta edição também traz 18 Mostras Especiais com temáticas diversas, workshops, oficinas e debates.

O Fringe abrange Curitiba e também a Região Metropolitana. Os espaços da cidade que serão inundados por essa enxurrada de arte são inúmeros: teatros, praças, ruas, feiras e parques.

No Fringe, todos são convidados a fazer parte desta imensa e linda estrutura social teatral. Acompanhe as notícias, o instagram e o facebook do Fringe.

O FRINGE É PARA NÓS E PARA VOCÊS!

Nossa história

O 1º Fringe da história aconteceu em 1947 na cidade de Edimburgo na Escócia. Surgiu espontaneamente quando companhias que não estavam na programação do Festival Internacional de Edimburgo resolveram criar um evento paralelo à margem do oficial. Desde então outros Fringes surgiram pelo mundo.

Em 1998 em sua 7ª edição, o Festival de Teatro de Curitiba importou a ideia e criou o seu próprio Fringe, um espaço aberto, democrático e sem curadoria. Qualquer grupo que 80% de seus participantes tenham DRT, podem participar. As companhias vêm ao Festival por iniciativa própria, em busca de público e crítica e dependem apenas da disponibilidade de espaços. Algumas companhias se organizam por afinidades artísticas e criam suas próprias mostras.

Nosso maior retorno, é saber que o Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro, uma oportunidade para expor os trabalhos à crítica especializada e “olheiros” reunidos durante o evento.

Ver atrações