GRÁTIS: “Ermo” leva temática do tempo do Rei Arthur para estacionamento de Teatro

Publicado 28/03/2019

Para a produtora e atriz Carol Scabora “Ermo” retrata a terra devastada de cada um. Foto: Divulgação.

A Coletiva de Arte 21 é um grupo formado por artistas profissionais e pesquisadores no campo das artes cênicas. Com pouco mais de dois anos de atividades a cia. neste tempo a já realizou algumas significativas atividades, como por exemplo a “Mostra Mundana de Teatro” (2017) e o espetáculo “Pós-Rama” (2018).  “Ermo ou Crônicas de Uma Terra Devastada” é uma apropriação inspirada na temática do ciclo arturiano e da demanda do Graal. A peça  fala do amor perdido e da luta contra a solidão. As aventuras dos cavaleiros da Távola Redonda perdem sua roupagem patriarcal para um olhar sobre o feminino que ganha o centro das atenções nesta montagem delicada, mas dinâmica e potente.
Os procedimentos de montagem de “Ermo” definem-se como Work in progress, ou seja: um processo artístico em fluxo em que as formalizações não precisam ser necessariamente fixas ou perenes. De modo que o viço da espontaneidade jamais abandona a cena. O que não significa improvisação (sem desmerecer o termo) ou algum tipo de acabamento apressado, mas precisamente o oposto: uma encenação meticulosamente urdida em seus mais específicos detalhes.
Finalmente, todo o esforço do empreendimento dirige-se ao intuito da confecção de uma Obra Aberta (como o conceito de Umberto Eco, o pensador italiano) em que os sentidos do encenado emergem do olhar da audiência em sua fruição artística.
Para a produtora e atriz Carol Scabora “Ermo” retrata a terra devastada de cada um. Onde é que o seu terreno seguro passa a ser perverso? A dramaturgia foi constituída dentro das paixões de cada ator, intercalando projeções individuais e fábula. Atuar em Ermo faz com que eu reviva intensidades das paixões que tive e as que não tenho. É se propor ao novo, é fazer teatro a céu aberto ao se conceituar uma apresentação no estacionamento do Teatro Novelas Curitibanas. É democratizar ao se colocar gratuidade e ocupar espaços alternativos dentro de aparelhos culturais da cidade.
SERVIÇO:
Ermo, ou crônicas de uma terra devastada
Valor: Gratuito
Quando: 02 e 03/04 – 20:30 – Local: Estacionamento do Teatro Novelas Curitibanas
LINK: https://festivaldecuritiba.com.br/evento/ermo-ou-cr-nicas-de-uma-terra-devastada/
Fotos: Wynia Lopes
Direção: Adriano Cypriano
Elenco:  Bruno Matteuzzo, Carol Scabora, Celine Liris, Lucca Lemos, Karina Scariott, Renata Hortense
Maquiagem: Dayane Padilha
Figurino: Juraci Carneiro
Apoio Produção: Francielle Gomes

Programação

Confira os eventos que estão em destaque nessa edição

Temos atrações para todos os gostos!

Ainda não sabe o que assistir no Festival? Veja nossas listas especiais!