Programa Guritiba garante pelo ano todo formação de plateias e de cidadãos comprometidos com o planeta

Publicado 02/04/2019

Cena de “Malala”: Visando um alcance além dos palcos, a mostra se transformou em programa em 2018, multiplicando cultura e sustentabilidade na formação de novas plateias. Foto: Flávia Canavarro

O Guritiba, que chega a 11ª edição no 28º Festival de Curitiba e é destinado ao público infantil, desde o ano passado não se restringe aos 13 dias de evento. A programação vai além dos palcos e se estende por todo o ano para garantir um alcance maior na missão do Festival de formar plateias e de fato deixar um legado cultural e de sustentabilidade para toda a sociedade.

Segundo a coordenadora de produção e produtora do Programa Guritiba, Fabíula Passini, o objetivo é que a partir de um cronograma de ações realizadas mensalmente o programa consolide o seu papel de agente transformador oferecendo atividades com foco principal no público infanto-juvenil de baixa renda da cidade de Curitiba e Região Metropolitana. A programação conta com apresentações de espetáculos e ações formativas, que vão de oficinas a ações sociais que envolvem educadores, alunos e pais. Sendo assim, o programa garante o acesso a aparelhos culturais de muitas destas famílias que nunca foram ao teatro. O Programa Guritiba ainda proporciona o fomento da cadeia de setores afetados pela cultura desde a contração de artistas, equipes a fornecedores, mantendo em movimento a produção cultural no Brasil.

As empresas que patrocinam a iniciativa se envolvem diretamente na programação. Na Mostra Guritiba, algumas das escolas sociais comtempladas pelo programa são indicadas pelas empresas patrocinadoras a receber os espetáculos. Em 2019, o Programa Guritiba foi viabilizado pelas seguintes empresas: Caterpillar, Perkins Motores, Tradener Comercialização de Energia, Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz, Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

Cultura a serviço do planeta

Além de indicar instituições, a multinacional dinamarquesa Novozymes, empresa da área de biotecnologia, vai unir seu objetivo a longo prazo de educar 1 milhão de pessoas até 2020 sobre o potencial da biologia ao Programa Guritiba. Essa ambição baseia-se no legado e nas melhores práticas do seu programa anterior de cidadania corporativa, o Citizymes. “Neste ano nossa expectativa é atingir 75.000 impactos e o Guritiba pode nos ajudar com até 20.000 destes impactos. Nós estamos investindo em ciência e cultura, pois acreditamos que ambos têm potencial para transformar vidas”, explica a Communication Advisor da Novozymes, Angela Fey,.

Até o fim do ano passado a Novozymes já havia contabilizado mais de 600.000 impactos, globalmente. Só a América Latina foi responsável por mais de 140.000 destes 600.00 impactos.  “É fundamental revermos as formas tradicionais e ensino, assumir nossa responsabilidade como organização privada no desenvolvimento da sociedade é estabelecer programas que possam gerar valor para a vida das pessoas. A cultura traz uma abordagem nova para o aprendizado de matérias tradicionais, como a Biologia. E a gente gosta muito disso!”, defende Angela Fey, Communication Advisor da Novozymes.

2018

Em 2018, mais de oito mil crianças foram atendidas pelo programa, em 31 instituições de cinco municípios da região da capital paranaense. Nas escolas sociais foram 336 alunos e 200 educadores atendidos em ações formativas e 66 famílias foram beneficiadas em 25 ações chamadas de “cultura em família”.

Ações que o Programa Guritiba desenvolve ao longo do ano

Espetáculos gratuitos – Mensalmente escolas da rede pública e instituições sociais recebem espetáculos com o objetivo de inserir a cultura e a arte como sujeito transformador na vida de crianças e adolescentes. Em 2018, o programa passou por 7 municípios, atendendo 31 instituições.

Ações formativas – Divididas entre alunos da rede pública/instituições sociais e educadores/multiplicadores, as ações formativas ressaltam a importância do debate suscitado pela arte em suas diversas esferas, tendo como objetivo incitar o interesse do jovem pelo tema. O público foi atendido em Curitiba e região metropolitana, sendo mais de 300 alunos e 200 educadores beneficiados.

Cultura em família – Com o objetivo de formação de plateia, proporcionamos às famílias uma experiência cultural única e completa através da condução a espetáculos teatrais onde a ação é pensada desde a saída de casa até após a apresentação. Gerando um momento de integração familiar e reflexão através da cultura. Para muitas famílias, foi a primeira vez vivenciando a experiência.

Programa Guritiba em números (balanço 2018)

Espetáculos gratuitos

  • 420 crianças beneficiadas;
  • 31 instituições atendidas;
  • 7 municípios.

Ações formativas

  • 336 alunos envolvidos;
  • 200 educadores envolvidos.

Cultura em família

  • 66 famílias beneficiadas;
  • 550 pessoas impactadas;
  • 25 ações realizadas.

Programação

Confira os eventos que estão em destaque nessa edição

Temos atrações para todos os gostos!

Ainda não sabe o que assistir no Festival? Veja nossas listas especiais!