festival-curitiba1x
start date 27/03/1996
map icon Curitiba, PR

1996

1996

1996

O Festival de Teatro de Curitiba estava consagrado. Prova de seu sucesso e prestígio foi a cobertura televisiva do canal a cabo “Multishow”. Dez profissionais trabalham para informar o público da TV fechada os principais acontecimentos do festival em quatro boletins diários e um especial sobre as principais atrações. E a divulgação não parou por aí. No dia 4 de março, no intervalo do Jornal Nacional, foi exibido um filme de lançamento do 5º Festival de Teatro de Curitiba. 

A equipe do FTC realizou a produção de “Quíntuplus”, dirigido por Maria Alice Vergueiro e a co-produção do espetáculo “Nowhere Man”, de Gerald Thomas.

Em 1996, a 5ª edição do festival trouxe para Curitiba a primeira peça lésbica encenada no Brasil: “Violeta Vita”, dirigida por Beth Lopes e estrelada pelas atrizer Cláudia Schapira e Lu Grimaldi.

“Mary Stuart” (direção de Gabriel Villela, com Renata Sorrah e Xuxa Lopes) “Oeste” (direção de Marco Ricca, com Fábio Assunção, Etty Fraser, Otávio Müeller e Oswald Mendes) e “O Mercador de Veneza” (direção de Amir Haddad, com Pedro Paulo Rangel, Maria Padilha, Débora Evelyn e Ilya São Paulo) lotaram os teatros da capital paranaense. 

A peça “Prometeu”, com direção de Cristiane Paoli-Quito, impressionou mais de 2 mil pessoas na Boca Maldita e no Parque Barigui ao assistir o ator Rodrigo Matheus pendurado por 50 minutos de cabeça para baixo, a seis metros do chão.

Outro destaque memorável foi o ensaio aberto de “O Burguês Fidalgo”, com o ator Marco Nanini. “É o tipo de coisa que tem a cara do Festival: mostrar como se processa o fazer teatral”, disse o artista em entrevista ao jornal Folha de Londrina.  A peça marcou a estreia da direção teatral de Guel Arraes e João Falcão.

Curiosidades

 “Clarice em Casa”, do ator Raul de Orofino, dirigido por Irene Ravache faz apresentações em escolas e centros comunitários.

O Festival também teve dois espetáculos de rua, intervenções no cotidiano da cidade com a apresentação de clowns em terminais de ônibus, e até teatro a domicílio com o ator Raul de Orofino, que levou uma peça a casas na periferia de Curitiba. 

Lúcia Camargo, Lulu Librandi e Alice Carta levaram 50 convidados para o FTC, entre os quais Mirtia Gallotti e Claudine de Castro, atual e ex-secretário da Cultura de São Paulo, Marcos Mendonça e Ricardo Ohtake, Tomie Ohtake, Raul Cortez, Attilio Baschera e Gregorio Kramer, Helinho Pires, Celso Curi, Vânia Toledo, Yara e Roberto Baumgart, Lu e Fábio Magalhães, Clodovil Hernandez, Sylvia e Roberto Duailibi.

Agências de turismo e viagem programaram pacotes de viagens para a capital paranaense, com foco no Festival de Teatro de Curitiba.

A curadoria foi de Lúcia Camargo, Maksen Luiz, Alberto Guzik e FTC Entretenimento.

“Lançamento do 5º Festival de Teatro de Curitiba – Dia 4 de março, no intervalo do Jornal Nacional, entra em cena o primeiro ato do maior evento teatral do Brasil. É o filme de lançamento do 5º Festival de Teatro de Curitiba. Você vai conhecer em dois minutos um pouco de tudo que vai acontecer nos doze dias do Festival: as 22 peças, 22 diretores, 230 atores, 10 espaços cênicos, eventos paralelos e muito mais. Não perca. 5º Festival de Teatro de Curitiba. De 20 a 31 de março de 1996. O maior espetáculo do país começa, este ano, na sua televisão.”, era o que anunciava o flyer de divulgação do festival.

Espetáculos

21:

  • “Dorotéia”, direção de Adriano e Fernando Guimarães, com Denise Milfont, Nádia Carvalho, Shala Felippi, Márcia Rosado Nunes, Adriana Nunes e Regina Rodrigues
  • “Morte e Vida Severina”, direção de Silnei Siqueira
  • “Lulu-Uma Dupla Tragédia”, peça paranaense com 3 horas de duração, estrelada por Rosana Stavis e dirigida por Marcelo Marchioro
  • “Nowhere Man”,de Gerald Thomas (co-produção do Festival de Teatro de Curitiba e do Copenhagen 96 Festival, da Dinamarca)
  • “Quintuplus”, ensaio aberto do grupo Ornitorrinco (produção FTC), direção de Maria Alice Vergueiro, com Christiane Tricerri e Luciano Chirolli
  • “Nas Trilhas da Transilvânia”, de Antunes Filho
  • “Em Algum Lugar do Passado”
  • “Rastro Atrás”, direção de Eduardo Tolentino de Araújo, Grupo Tapa
  •  “Mil Trezentos e Trinta e Sete (1337)”, texto e direção de Daniele Finzi Pasca, com Alessandra Fernandez e Beatriz Sayad
  • “Jennifer-O amor é mais frio que a morte”, dirigida por Roberto Lage e estrelada por Maria Fernanda Coelho, Grupo Proteu de Londrina
  • “Filme B”, direção e interpretação de Alexandra Golik, com Alexandre Stockler e Roberto Pellizari
  • “Mary Stuart”, direção de Gabriel Villela, com Renata Sorrah e Xuxa Lopes, entre outros
  • “New York. New York”, direção de Míriam Amaral, com Irene Brietzke, Adriana Mottola e elenco
  • “Oeste”, direção de Marco Ricca, com Fábio Assunção, Etty Fraser, Otávio Müeller e Oswald Mendes
  • “Violeta Vita”, direção de Beth Lopes, com Cláudia Schapira e Lu Grimaldi
  • “O Burguês Ridículo”, direção de Guel Arraes e João Falcão, com Marco Nanini
  • “Othelo”, direção de Carmen Paternostro, com Tom Carneiro, Evelyn Buchegger, Celso Júnior e Eduardo Albuquerque
  • “O Mercador de Veneza”, direção de Amir Haddad, com Pedro Paulo Rangel, Maria Padilha, Débora Evelyn e Ilya São Paulo
  • “Melodrama”, direção de Enrique Diaz, com Bel Garcia, Drica Moraes, Suzana Ribeiro e outros
  • “Gregório”, direção de Moacyr Góes, com Leon Góes
  • “Clarice em Casa”, do ator Raul de Orofino, dirigido por Irene Ravache
  • “Prometeu” direção de Cristiane Paoli-Quito, com Rodrigo Matheus.

9 estreias

  • “Nowhere Man”, direção de Gerald Thomas
  • “Gregório”, direção de Moacyr Góes
  • “Prometeu”, direção de Cristine Paoli-Quito
  • “O Mercador de Veneza”, direção de Amir Haddad
  • “Melodrama”, comédia de Enrique Diaz
  • “Jennifer-O amor é mais frio que a morte”, peça paranaense dirigida por Roberto Lage e estrelada por Maria Fernanda Coelho, Grupo Proteu de Londrina.

Espetáculos internacionais

“Mil Trezentos e Trinta e Sete (1337)”, texto e direção de Daniele Finzi Pasca, com Alessandra Fernandez e Beatriz Sayad.

Exposições

Exposição fotográfica Festival em Foco/ O Teatro no Papel: exposição de livros de teatro e artes cênicas/ Mostra Victor Garcia/ FTC em fotos, por Gilson Camargo.

Também houve lançamento de Livros e CDs

Palestras

Ciclo de Conferências do FTC: Documentação, metodologia e tecnologia para conservação do acervo das artes cênicas com Robert Marx (diretor da Biblioteca do Lincoln Center, NY)/ Edições Culturais: publicações periódicas de teatro e artes cênicas com Peter Zeiler (jornalista)/ Teatro nos Estados Unidos: memória e momento, com Dr. Robert Marx e Dr. Peter Zeiler/ Teatro norte americano e sua influência no teatro brasileiro/ Lindy Zesch (consultora de teatro e arte)/ Interplace/ A multiplicidade de Fausto, de Goethe/ Ciclos de leituras dramáticas nos Faróis do Saber: Teatro na Biblioteca com Marco Nanini, que conduziu uma série de jogos dramáticos com crianças; Carlos Carega; Rafael Camargo; Elias Andreato e Tadeu Aguiar.

Cinema

Vin d´Honner: Noite de celebração ao Oscar/ Lançamento dos vídeos “Aplauso” e “Festival em Cena”/ Cinevídeo-Mostra de cinema e vídeo com relações diretas ou indiretas com o teatro: Acervo Lincoln Center e Jenipapo, de Monique Gardenberg/ Programação Associada: “Psicose”, de Edson Bueno/ “Uma Coisa Bem Bonita”, de Marcos Jorge/ “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Rafael Camargo e “A Ceia dos Cardeais”, de Júlio Dantas.

Oficinas e cursos

“Dramaturgia”, com Flávio de Souza/ “Estética do Espetáculo”, com Gerald Thomas/ “O Teatro de Antunes Filho na visão de Sebastião Milaré”

1996 Oeste  Atores Fabio Assunção e Otávio Muller (p.69A)
1996 Oeste  Atores Fabio Assunção e Otávio Muller (p.69A)
1996 Oeste  Direção Marco Ricca Atores Fabio Assunção e Otávio Muller
1996 Oeste  Direção Marco Ricca Atores Fabio Assunção e Otávio Muller
1996 Oeste  Direção Marco Ricca Atores Fabio Assunção e Otávio Muller
1996 Oeste  Direção Marco Ricca Atores Fabio Assunção e Otávio Muller
1996 Prometeu Acorrentado  Stella Marini, Sonia Sobral e Celso Cur
1996 Prometeu Acorrentado  Stella Marini, Sonia Sobral e Celso Curi

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

Compartilhe nas redes sociais

  • Data: 27/03/1996
  • Local: Curitiba, PR
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!