festival-curitiba1x
start date 27/03/1999
map icon Curitiba-PR

1999

1999

1999

Chegando a um público de 80 mil pessoas, o Festival de Teatro de Curitiba ocupou 21 espaços da capital paranaense em sua 8ª edição, entre eles lugares alternativos como o bar Café Curaçao onde foi encenada a  peça “Volúpia” e um “bosque secreto” para onde foi levado de ônibus o público de “Os Cantos de Maldoror”.

O estrondoso “Sublime”, dirigido por Vladimir Capella, com Marcos Frota e Grande Circo Popular do Brasil, surpreendeu a todos levando 110 artistas para o palco. Eram componentes originais do circo, Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, corpo de baile do Teatro Guaíra, Orquestra do Conservatório Municipal de Curitiba e os Brincantes do Maracatu Baque Solto Mestre Salustiano, de Pernambuco, em 2 horas quase ininterruptas de espetáculo.

“As Fúrias”, de Antônio Abujamra, com o grupo Os Privilegiados foi encenada depois de 33 anos. “O Crime do Dr. Alvarenga”, de Mauro Rasi, trazia para o festival o renomado ator Paulo Autran.

“Por Um Novo Incêndio Romântico”, direção de Felipe Hirsch (com Letícia Sabatella, Gilda Elisa, Claudete Pereira Jorge, Guilherme Weber, Erica Mignon e Rosana Stavis, Sutil Companhia de Teatro) e “Tu e Eu” dirigido por Jorge Takla (com Walderez de Barros) foram alguns dos mais aclamados espetáculos da edição. “Nijinsky”, dirigido por Rosella Terranova e estrelado pelo ator Luís Mello contou com a presença de Letícia Sabatella, Paulo Autran e Carlos Careqa na plateia do espetáculo. Destaque também para “É o Mar, Alfonsina, é o Mar”, de Tiago Torres da Silva; “O Caderno Rosa de Lori Lamb”, de Bete Coelho e “A Ver Estrelas”, com direção de João Falcão.

Entre os destaques do Fringe,  “A Boa” escrita por Aimar Labaki teve no elenco Milhem Cortaz e Ana Kutner aplaudidos de pé por Paulo José, Bel Kutner e Alessandra Negrini. A peça “Alice através do Espelho” promoveu a interatividade com o público sendo levado pelos cenários. Steven Severin, da banda Siouxsie and the Banshees, autor da trilha da peça “Cantos de Maldoror”, marcou presença em Curitiba para conferir seu trabalho na mostra.

Sempre conectado às novidades de seu tempo, o FTC ofereceu ao público acesso a um serviço de informações interativo disponibilizado pela Editel Listas Telefônicas. Os interessados podiam ligar para saber maiores detalhes sobre as peças em cartaz. Era só digitar o código correspondente à peça de interesse que uma gravação trazia várias informações sobre o espetáculo.

A curadoria de 1999 foi de Lúcia Camargo, Alberto Guzik e  Macksen Luiz.

Curiosidades

Também fez parte da programação de 1999 a edição simultânea do Mercado Mundo Mix com o FTC e o lançamento da revista Mercado Mundo Mix Magazine durante o evento

Lançamento do filme e CD Bar Babel, do Maxixe Machine

Espetáculo de abertura

“Sublime”, dirigido por Vladimir Capella, com Marcos Frota e Grande Circo Popular do Brasil

Estreias

13: “Um Certo Olhar Pessoa Lorca”, de Raul Cortez/ “Nijinsky”, com Luís Mello/ “Por Um Novo Incêndio Romântico”, direção de Felipe Hirsch, com Letícia Sabatella.

Espetáculo internacional

“É o Mar, Alfonsina, É o Mar”, direção de Tiago Torres da Silva.

Espetáculos

21:

  • “Bent- O Canto Preso”, direção de Sandro Borelli
  • “Roberto Zucco”, direção de Nehle Franke, com Aicha Mendes, André Pinheiro, Aldo Mendes, Luis Miranda e elenco
  • “Opereta-O Homem Que Sabia Português”, direção de Chico Pelúcio
  • “As Fúrias”, direção de Antonio Abujamra, Cia Os Privilegiados, com Guta Stresser
  • “É o Mar, Alfonsina, É o Mar”, direção de Tiago Torres da Silva
  • “Nijinski”, direção de Rosella Terranova, com Luís Melo
  • “Sonho de Uma Noite de Verão”, direção de Márcio Meirelles, com elenco do Bando de Teatro Olodum e Cia Teatro dos Novos
  • “O Caderno Rosa de Lori Lamby”, direção de Bete Coelho
  • “O Fuso-História de Homens”, direção de Regina Bertola, com Felipe Saleme, João Melo e Lido Loschi
  • “Por Um Novo Incêndio Romântico”, direção de Felipe Hirsch, com Letícia Sabatella, Gilda Elisa, Claudete Pereira Jorge, Guilherme Weber, Erica Mignon e Rosana Stavis, Sutil Companhia de Teatro
  • “Sublime”, dirigido por Vladimir Capella, com Marcos Frota e Grande Circo Popular do Brasil, Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, corpo de baile do Teatro Guaíra, Orquestra do Conservatório Municipal de Curitiba e os Brincantes do Maracatu Baque Soltido Mestre Salustiano, de Pernambuco
  • “Tu e Eu”, direção de Jorge Takla, com Walderez de Barros
  • “Um Certo Olhar Pessoa Lorca”, direção de José Possi Neto, com Raul Cortez
  • “O Crime do Dr. Alvarenga”, direção de Mauro Rasi, com Paulo Autran, Drica Moraes, Ernani Moraes, Guilherme Piva e Marilu Bueno
  • “Loucas Histórias”(infantil), direção de Maria Azambuja, Cia Ponto de Partida
  • “Uma Professora Muito Maluquinha”(infantil), direção de Maurício Vogue, com Maíra Weber, Fábio Tavares, Jana Mundana, Maureen Miranda, Rodrigo Ferrarini, Cláudia Vasconcelos e André Coelho
  • “A Ver Estrelas”, direção de João Falcão/ “La Mínima Companhia de Ballet”, com Domingos Montagner e Fernando Sampaio
  • “Linhas Aéreas”, direção de Érica Stoppel
  • “Preguiça, Manha e Outras Meninas”, Cia Dani Lima
  • “D.C.V.X.V.I. Eis o Filho da Luz”, direção de Paulo Biscaia, Cia Vigor Mortis.

Fringe:

31 peças

Boa crítica para “Eu Sou Mais Nelson”, direção de Ana Kfouri, cia Alice 118 – Ilustrada; Folha de São Paulo; 23/03/1999/ “Volúpia”, direção de Valdir Fagundes/12 peças paranaenses/ “A Boa”, destaque no Fringe, escrito por Aimar Labaki, com Milhem Cortaz e Ana Kutner.

Lançamentos de livros

Ator Paulo Autran autografa sua recém-lançada biografia “Um Homem no Palco”.

Palestras

“Vida e Obra de Goethe”, com Gerd Bornheim/ “A cena e o ator”, com Luís Melo, mediador Osvaldo Mendes/ “A cena e o ator”, com José Possi Neto e Tiago Torres da Silva, mediador Osvaldo Mendes.

Performances

Leitura das cartas, poesias e trechos dos diários de viagem de Goethe, direção de Antonio Gilberto/ Leitura da peça teatral Stella traduzida por Lya Luft, direção de Antonio Gilberto.

1999 Atriz e Diretora Ana Kfouri
1999 Atriz e Diretora Ana Kfouri
1999 O Caderno Rosa de Lori Lamby Atriz Iara Jamra
1999 O Caderno Rosa de Lori Lamby Atriz Iara Jamra
1999 O Caderno Rosa de Lori Lamby Bete Coelho (Díptico)
1999 O Caderno Rosa de Lori Lamby Bete Coelho (Díptico)
1999 Roberto Zucco Ator Widoto Águilla
1999 Roberto Zucco Ator Widoto Águilla
1999 Sou mais Nelson Atores Ana Abbott, Fabiano Fernandes e Andreza Bittencourt
1999 Sou mais Nelson Atores Ana Abbott, Fabiano Fernandes e Andreza Bittencourt

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

Compartilhe nas redes sociais

  • Data: 27/03/1999
  • Local: Curitiba-PR
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!