festival-curitiba1x
start date 27/03/2001
map icon Curitiba-PR

2001

2001

2001

A 10ª edição do Festival de Teatro de Curitiba alcançou 100 mil pessoas. Foram 130 espetáculos na programação oficial do evento, sendo necessárias 31 sessões extras.
O espetáculo de abertura foi “Fantasmas”, com direção de Rodrigo Matheus, com Central do Circo (associação com as cias Circo Mínimo e Linhas Aéreas). 

A atração internacional “Um Réquiem para Tadeusz Kantor”, com direção de Zofia Kalinska (Aerial Theatre), da Polônia, fazia sua estreia no FTC. E não foram só eles, ao todo 37 atrações fizeram sua primeira apresentação no festival. Entre elas,  “O Provocador@”, do irreverente diretor Antônio Abujamra e “Um Porto Para Elizabeth Bishop”, com direção de José Possi Neto.
“A Controvérsia”, de Paulo José foi uma das apresentações mais aguardadas do FTC.”A Memória da Água”, direção de Felipe Hirsch, com Eliane Giardini, Andréa Beltrão, Ana Beatriz Nogueira, Guilherme Weber foi bem recebido, assim como “Primus”, que teve direção de Verônica Fabrini
“Em seu quarto ano consecutivo, a Mostra Fringe sai da margem e faz páreo com a Mostra do Teatro Contemporâneo…Pela primeira vez, Curitiba emplacou uma programação paralela de fôlego, como a lembrar o Fringe do Festival de Edimburgo, na Escócia.” Destaques: 1º lugar “Orpheu – O Guardador de Rebanhos”, protagonizado por Jorge Vermelho, Cia Azul Celeste. 2º lugar “Transpoting”, direção de Luis Furlanetto, com Pedro Osorio. 3º “Dilemma”, direção argentina de Kris Niklison. 4º lugar “Hamletmaschine”, direção de Carla Bessa e 5º lugar “3×4/18×24”, direção de Ana Roxo, Cia do Lobo” –  Ilustrada; Folha de São Paulo-02/04/2001.
A Feira de Arte contou com inúmeras atrações: Trabalho de dramaturgia contemporânea, com o diretor belga Thierry Tremouroux, dirigida à classe artística de todo o país;  Concerto lírico com Diana Daniel e Mini-orquestra e diversos stands voltados ao setor cultural. Entre os expositores estavam Gilberto Mendes com  Efeitos Especiais para Cenografia; Heloisa de Barros com Produção e Design de Moda, produção e demonstração de criação de sites e animações com Inova Design; Tecelagem, com Jerson Rodarte;  cenografia com Simone Pontes, entre muitos outros profissionais técnicos e artistas. 

A Controvérsia Atores Paulo José e Matheus Nachtergaele
Abajur Lilás Atriz Ester Góes (Tríptico)
Abajur Lilás Atrizes Magali Biff e Lavínia Pannunzio
Primus Atores Alexandre Caetano, Eduardo Osório, Moacir Ferraz e Daves Otani
Subúrbia Diretor Francisco Medeiros Cenário J. C. Serroni

Curiosidades

O retratista Thomas Ribas fez parceria com o Festival e instalou seu cavalete no Memorial de Curitiba  para fazer retratos dos visitantes que circulavam por lá nos dias do evento.


Espetáculo de abertura

“Fantasmas”, direção de Rodrigo Matheus, Central do Circo (associação que reúne as cias Circo Mínimo e Linhas Aéreas).

Estreias

37: Destaques “O Menino Rei”, texto e direção Maurício Vogue, com Richard Rebelo, Maureen Miranda, Janaína Spoladore, Adriano Peterman e Laércio Perle/ “Copenhagen”, Marco Antonio Rodrigues/ “Fantasmas”, direção de Rodrigo Matheus/ “O Provocador@”, direção de Antônio Abujamra/ “Um Porto Para Elizabeth Bishop”, direção de José Possi Neto/ “Um Réquiem para Tadeusz Kantor”, direção de Zofia Kalinska (Polônia)/ “Abajur Lilás”, direção de Sérgio Ferrara/ “A-tor-men-ta-do Calibanus”, direção de Guilherme Schiffer Durães/ “100 anos…O Musical”, direção de João Luis Fiani.

 

Espetáculo internacional

“Um Réquiem para Tadeusz Kantor”, Aerial Theatre, da Polônia. 

 

Espetáculos. Mostra Oficial

23:

  • “A Memória da Água”, direção de Felipe Hirsch, com Eliane Giardini, Andréa Beltrão, Ana Beatriz Nogueira, Guilherme Weber e elenco
  • “SubUrbia”, direção de Francisco Medeiros
  • “A Controvérsia”, direção de Paulo José
  • “Fantasmas”, direção Rodrigo Matheus
  • “100 Anos…O Musical”, direção de João Luiz Fiani
  • “Copenhagem”, direção de Marco Antonio Rodrigues
  • “Um Trem Chamado Desejo”, Direção de Chico Pelúcio, com Grupo Galpão
  • “Abajur Lilás”, direção de Sérgio Ferrara
  • “Um Porto para Elizabeth Bishop”, direção de José Possi Neto, com Regina Braga
  • “Primus”, direção de Verônica Fabrini
  • “Volpone”, direção de Fernando Guerreiro
  • “Tadeusz Kantor”, direção de Zofia Kalinska
  • “O Provocador”, direção de Antonio Abujamra
  • “Arq-móvel”, direção Andréa Jabor
  • “Felizes Para Semre”, direção de Adriano e Fernando Guimarães
  • “Sacromaquia”, direção de Maria Thais
  • “OZEE/EZOO”, direção de João Andreazzi
  • “A-tor-men-ta-do Calibanus”, direção Guilherme Durães

Mostra Infantil:

  • “Papais e Ovos”, direção de Arno Kleinofen
  • “A Cigarra e a Formiga”, direção de Tina Ferreira
  • “As Histórias de Shantá”, direção Mirtes Mesquita
  • “O Menino Rei”, direção de Maurício Vogue
  • “O Cano”, direção de Leo Sykes.

Fringe

106: Destaques: “Orpheu- O Guardador de Rebanhos”, protagonizado por Jorge Vermelho, Cia Azul Celeste/ “Transpoting”, com direção de Luis Furlanetto, com Pedro Osório/ “Dilemma”, direção argentina de Kris Niklison/ “Hamletmaschine”, direção de Carla Bessa/ “3×4/18×24”, direção de Ana Roxo, Cia do Lobo.


Lançamento de livros

“15 Anos de Risco e Rito – Grupo Galpão”, de Carlos Antônio Leite Brandão/ “Muito Além do Script – Biografia de Ney Latorraca”, de Lúcia Rito/ “Dulcina e o Teatro de Seu Tempo”, de Sérgio Viotti/ Lançamento dos 4 primeiros volumes da Coleção Vertente Teatral – Dramaturgia Infantil: “O Segredo bem Guardado”, de Márcia Frederico; “História de Lenços e Ventos”, de Ilo Krugli; “O Pássaro do Limo Verde”, de Carlos Augusto Nazaré e “Tudo por um Fio”, de Maria Clara Machado.

 

Lançamento CD

CD São Bonitas as Canções, de Marianna Leporace e Sheila Zagury.

Exposições

Figurinos, fotos e adereços da trajetória da atriz Regina Vogue/ Exposição Francesa – Autores de Teatro Contemporâneo consagrada a três grandes autores: Samuel Beckett, Eugéne Ionesco e Jean Genet/ Teatro 1999 – mostra fotográfica de dez encenações escolhidas pelo júri do Encontro de Teatro de Berlim. Co-produção do Museu Alemão do Teatro de Munique e do Goethe-Institut/ Semente Colorida – Mostra de pintura e esculturas interativas inspiradas nas brincadeiras de gerações anteriores.

Oficinas e cursos

“Máscaras” e “Maquiagem Teatral e Caracterização”, com Simone Pontes/ “Eu, o Clow e o Que Restou…”, com Mauro Zanatta/ “Workshop de Dança Contemporânea – Corpo/Intérprete”, com João Andreazzi/ “Teatro de Bonecos – Brincar, Criar e Dramatizar”, com Marilda Kobachuk/ “Contando Histórias”, com Sérgio Torrente/ “Empapelamento”, com Sérgio Torrente/ “Fotografia para Teatro” com Shigueo Murakami/ “Treinamento Físico do Ator – Corpos Estranhos”, com Cia “Em Companhia de Estranhos”/ “Acrobacia de Solo”, com Luiz Borges/ “Hamlet em Cena”, com Ed Anderson Mascarenhas/ “Laboratório Acrobático I – Oficina de Técnicas Acrobáticas Aéreas”, com Flávio Franciulli/ “Laboratório Acrobático II – Oficina de Duos Acrobáticos de Solo”, com Claudio Parente/ “Fazer, Sentir e Tocar”, com Ary Fábio Giordani/ “Teatro Brasileiro, Histórias que a História Faz Esquecer”, com Alexandre Mate/ “Música para Atores”, com Rosy Greca/ “Llinguagem da Alma”, com Rosy Greca/ “Movimento Expressivo”, com Rita Luppi.

Show

Apresentação da cantora Diana Daniel, no Memorial de Curitiba, dentro da programação paralela do 10º Festival de Teatro.

Performances

Performance Anjos – Espetáculo da primeira companhia de acrobacia aérea de Curitiba, a AR.CO com Carmen Jorge, Luis Borges, Michele Louise Schiocchet e Lúcia Valeska/ “Espetáculo-lá”, monólogo de Sérgio Jockymann, apresentado por Marco Zenni e dirigido por Maurício Vogue/ Caixa de Arte: numa cabine com o convite “Seja bem-vindo”, pessoas eram convidadas a entrar e produzir um desenho simultaneamente projetado num telão/ O artista Thomas Ribas fez caricaturas e retratos.

Event Spaker:

Led by the award-winning author of 100 Conversations for Career Success, and CEO of the career management firm.

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

Venue Direction:

From the moment you embark on a job search, you are inundated with “do this, do that,” by well-intentioned friends and colleagues. But, all of those random

360° Live Tour:

From the moment you embark on a job search, you are inundated with “do this, do that,” by well-intentioned friends and colleagues. But, all of those random

Compartilhe nas redes sociais

  • Data: 27/03/2001
  • Local: Curitiba-PR
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!