festival-curitiba1x
start date 29/03/2003
map icon Curitiba

2003

2003

2003

Entre alguns dos principais espetáculos de 2003, podemos citar “A Ponte e a Água e Piscina”, dirigido por Gabriel Vilela com Valderez de Barros, Cláudio Fontana e Vera Zimmermann;  “A Prova”, de Aderbal Freire Filho com interpretação de Andréa Beltrão e José de Abreu; “As Nuvens e/ou um Deus Chamado Dinheiro”, dos Parlapatões; “Os Sete Afluentes do Rio Ota”, dirigido por Monique Gardenberg e “Orgia, por Roberto Lage”, com Cássio Scapin e Vanessa Bruno.

Pela primeira vez acontecia a Mostra Metropolitana, que começou com a participação de 1O companhias teatrais. Com a intenção de expandir o alcance do festival e levar acesso à arte e cultura para outras cidades além da capital paranaense, 19 apresentações circularam pelas cidades de Colombo, Piraquara, Araucária, Pinhais, São José dos Pinhais e Lapa.
“A Tempestade, de William Shakespeare, foi encenada no espelho d’água do Parque Tanguá. Dirigida por João Roberto de Souza, a peça do dramaturgo inglês foi resultado de uma oficina que aconteceu durante o FTC.

Três acontecimentos inusitados que chamaram atenção durante o Festival. O primeiro foi o espetáculo “Retrato Falado”, de Eberson Galiotto, que tentou entrar para o livro dos recordes fazendo 30 espetáculos seguidos de hora em hora. Já “A Hora que Não Sabíamos Nada uns dos Outros”, realizou a proeza de conseguir fazer com que 15 atores usassem 300 figurinos durante a peça. E “Cartas de Desamor” impressionou com a ideia de ter um ator tatuado durante o espetáculo.

Uma boa iniciativa foi o Leilão das Máscaras do Drama e da Comédia em benefício da Rede Paranaense de Combate ao Câncer.

Memorial do Convento Ator Fernando Alves Pinto
Volta ao Dia. Atrizes Maureen Miranda e Christiane de Macedo (Díptico)
Pessoas Invisíveis Atores Marcos Martins, Marcelo Guerra e Sergio Medeiros
A Ponte e a Água de Piscina Atriz Nábia Villela
Ir e Vir Felizes para Sempre Atrizes Miriam Virna, Cleani Marques e Catarina Accioly

Mostra contemporânea

17 espetáculos:

  • “A Ponte e a Água e Piscina”, Gabriel Vilela com Valderez de Barros, Cláudio Fontana e Vera Zimmermann
  • “A Prova”, Aderbal Freire Filho com Andréa Beltrão e José de Abreu
  • “As Nuvens e/ou um Deus Chamado Dinheiro”, Parlapatões
  • “Os Sete Afluentes do Rio Ota”, Monique Gardenberg
  • “Orgia, por Roberto Lage”, com Cássio Scapin e Vanessa Bruno.

Fringe

180 espetáculos

Mostra Metropolitana

10 Companhias, 19 apresentações em Colombo, Piraquara, Araucária, Pinhais, São José dos Pinhais e Lapa.

Lançamentos de Livros

2 Livros de Domingos Pelegrini, Antonio Bivar, José de Anchieta Costa, Luís André do Prado, Mário Bortolotto e Grupo Armazém.

Exposições

Exposição Máscaras do Drama e da Comédia por 14 artistas paranaenses/ Acervo da atriz Tônia Carrero/ Cenários e Figurinos de José de Anchieta e Exposição em homenagem aos atores Ademar Guerra e Antônio Carlos Kraide.

Oficinas e cursos

A Análise Ativa do Teatro, com  Rubens Rodrigues Lima Jr/ A Cor da Voz/ O Clown e Sua Poética/ Curso Básico de Fotografia para Teatro/ Curso de Fotografia para Teatro/ Danças do Cavalo Marinho/ Domínio do Corpo em Movimento Expressivo/ Dramaturgia do Ator/ E Dentro de Instantes Toni Rodrigues vai Tirar Todas as Suas Roupas, com Alex Cassal/ Figurino e Dramaturgia/ Formação do Arte-Educador Através da Criação Verbal/ Maquiagem como Figurino/ Oficina de Bonecos Gigantes/ Oficina de Direção Teatral/ Oficina de Música para Atores, com Alexandre Elias/ Um Olhar Transdisciplinar na Arte de Contar Histórias, com Cléo Busatto/ Percussão Corporal em Movimento/ Teatros de Sombras.

Debates

Debate da Mostra Nova Dramaturgia Contemporânea com Fernando Bonassi.

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

Compartilhe nas redes sociais

  • Data: 29/03/2003
  • Local: Curitiba
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!