Os curadores de 2004 foram Lúcia Camargo, Macksen Luiz, Danilo Miranda e Jefferson Del Rios.
“Intenso Como a Vida”
// Cena Fashion Curitiba – Desfile de figurinos teatrais com parte da renda dos ingressos revertida para o Erasto Gaertner/ Lançamento do novo Portal de otícias na Internet/ Congresso Anual da Rede Brasil de Promotores Culturais
Ultrapassando um público de 110 mil pessoas, a 13ª edição do Festival de Teatro de Curitiba realizou pela primeira vez o evento humorístico Risorama, trazendo para Curitiba os maiores nomes do humor daquele momento: Bruno Mazzeo, Marcelo Médici, Os Melhores do Mundo, Renata Castro Barbosa, Diogo Portugal entre outros talentos. A comediante Nany People foi a “madrinha” e mestre de cerimônias.
Outra novidade foi a venda de ingressos on-line pelo site do Festival. 1ª vez também que aconteceram apresentações simultâneas de 3 espetáculos da Mostra Contemporânea, que em 2004 trouxe 06 estreias nacionais para os palcos curitibanos.
Um dos espetáculos mais aguardados foi “Mr. K e os Artistas da Fome”, dirigido por Verônica Fabrini, com co-produção da Boa Cia e Arena e.V de Erlangen da Alemanha – eleita a melhor do mundo no 13º Internationale Woche des Jungen Theaters. Como não podia deixar de ser, o ator e diretor Paulo José também garantiu seu público com a peça “O Inspetor Geral”, que teve o elenco do Grupo Galpão. “Coração Bazar”, estrelado por Regina Duarte e dirigido por José Possi Neto.
O diretor Gabriel Villela continuou marcando sua presença no FTC. Desta vez com a encenação do clássico “Fausto”, que teve no elenco Walderez Barros, Vera Zimmerman, Cleide Queiroz, Maria do Carmo Soares e Nicolas Röiring. Felipe Hirsch foi outro diretor que retornou ao FTC com o espetáculo “Temporada de Gripe”.
Sutil Cia de Teatro.
“Investigação Sobre o Adeus”, direção de Edson Bueno, com Grupo Delírio Cia de Teatro/ “Kaspar ou a Triste História do Pequeno Infinito arrancado de Sua Casca de Noz”, direção de Rodolfo García Vázquez, Os Satyros, com Ivam Cabral.
O show de encerramento foi com a adorada banda curitibana Denorex, na Ópera de Arame.




Espetáculos internacionais
02 de Portugal e 01 do Reino Unido.
Mostra Oficial
17 espetáculos:
- “Aurora da Minha Vida”, direção Naum Alves de Souza
- “100”, direção de Christopher Heimann, The Imaginary Body Theatre Company
- “Agreste”, direção de Márcio Aurélio
- “Os Que Virão Depois de Nós – Kassandra in Process”, Tribo de Autores Ói Nóis Aqui Traveiz “Coração Bazar”, direção de José Possi Neto, com Regina Duarte
- “Fausto”, direção de Gabriel Villela, com Walderez barros, Vera Zimmerman, Cleide Queiroz, Maria do Carmo Soares e Nicolas Röiring
- “Investigação Sobre o Adeus”, direção de Edson Bueno, com Grupo Delírio Cia de Teatro/ “Kaspar ou a Triste História do Pequeno Infinito arrancado de Sua Casca de Noz”, direção de Rodolfo García Vázquez, Os Satyros, com Ivam Cabral
- “Mr. K e os Artistas da Fome”, direção de Verônica Fabrini, co-produção da Boa Cia com a Arena e.V de Erlangen, Alemanha
- “O Carioca”, direção de João Fonseca, Cia Fodidos Privilegiados
- “O Inspetor Geral”, direção Paulo José, com elenco do Grupo Galpão
- “O Que Diz Molero”, Aderbal Freire Filho/ “Porti-Nari – A Ópera”, direção de Luiz Carlos Vasconcelos, Cia Por Ti
- “Temporada de Gripe”, direção de Felipe Hirsch, Sutil Cia de Teatro
- “Zero“
- “Sonhos de Einstein”, direção de Cláudio Baltar, Intrépida Trupe
- “Otelo”, direção de Marco Antonio Rodrigues, com Cia D’Arte.
Fringe
142: “Algumas Polaroids Explícitas e Da Vida de Kamikaze”/ “A Mais Forte”, de Matteo Bonfitto/ “Querô – Uma Reportagem Maldita”, de Fransérgio Araújo/ “Striptease”/ “Visão Vida Cruel”/ “O Estranho e o Cavaleiro”/ “Convite de Casamento”, de Cacá Carvalho/ “Bodas…(um Ato Cotidiano)”.
Mostra Metropolitana
30 grupos integrantes da mostra Fringe se apresentaram nas cidades de Campo Largo, Colombo, Lapa, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.
Exposições
Teatro em Exposição, com figurinos, cenários, adereços e objetos de cena. Alguns destes figurinos fizeram parte de um desfile beneficente em prol da pediatria do Hospital Erasto Gaertner.
Oficinas/ cursos
A Cor da Voz, com Viviana Mena, colaboração de Andréa Bernardini/ A Formação do Arte-Educador Através da Criação Verbal, com Rubens Lima Júnior/ A Terceira Idade e o Amor, com Nara Hermann/ Clownfusão – Oficina de Palhaços Para Crianças com Cristiana Monteiro/ Dramaturgia do Ator, com Cristina Tolentino e Sandra Albefaro/ Em Busca do Teatro Contemporâneo, com César Almeida/ Introdução à Fotografia Para Teatro, Dança e Shows Musicais, com Shigueo Murakami/ Laboratório Experimental da Voz, com Sonia Prazeres/ O Contador de Histórias do Século, com Cléo Busatto/ Oficina de Iluminação, com Jamile Tormann/ Oficina de Máscaras da Commedia Dell’Arte com Introdução à Cenografia, com Marco Guerra/ Rítmica Corporal na Encenação Teatral, com Ione de Medeiros/ Teatro de Rua – O Ator, o Espaço e o Público, com Troupe Estrullini Teatro na Divaca/ Teatro de Sombras, com Marcelo Santos/ Teatro – Aprofundamento das Emoções, com Rubens Lima Júnior/ Oficina Galpão.
Show
Show de encerramento com a banda Denorex na Ópera de Arame.
Risorama
Criação do Risorama. Com Bruno Mazzeo, Marcelo Médici, Os Melhores do Mundo, Renata Castro Barbosa, Diogo Portugal e Nany People como mestre de cerimônias.