festival-curitiba1x
start date 29/03/2022
map icon Curitiba

2006

2006

2006

Em 2006, na 15ª edição do FTC,  233 peças foram encenadas para mais de 110 mil pessoas.

A curadoria foi de Edélcio Mostaço, Kil Abreu, Lúcia Camargo e Tânia Brandão.

O ator Luis Melo fez participação especial no espetáculo de abertura, que foi dirigido por Marcio Abreu e apresentou a Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi.

Nos espaços alternativos, o público pôde assistir a espetáculos como “Nessa Longa Vida”, encenado dentro de um ônibus que percorreu marcos do centro de Curitiba; “Para um Banho Depois da Trade”, realizado no Museu Paranaense; “As Fervidas”, na casa noturna Cats e “Febre”, encenado na piscina do Clube Cultural de Curitiba. “Cavalhadas” trouxe o tema das batalhas medievais. Ocorreu, inclusive, uma feira medieval nesse FTC.

Três peças mineiras foram encenadas graças ao projeto Minas em Cena.

Houve, também, a Mostra ACT – Ação Compartilhada com grupos que integram a Redemoinho (Rede Brasileira de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa de Teatro) e da Coletiva de Teatro.

Nesta edição, o Prêmio Gralha Azul foi entregue no Festival pela primeira vez.

 

Otelo da Mangueira Ator Marcelo Capobiango
Otelo da Mangueira Ator Marcelo Capobiango
Sonho de um homem ridículo Ator Celso Frateschi
Sonho de um homem ridículo Ator Celso Frateschi

Espetáculo de abertura

Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência do maestro Alessandro Sangiori e participação especial do ator Luis Melo. Direção cênica Marcio Abreu.

Espetáculos

Sonho de um Homem Ridículo/ Otelo da Mangueira, musical carioca dirigido por Daniel Herz/ Antônio e Cleópatra/ Um Homem é um Homem, de Bertolt Brecht, Grupo Galpão./ Mirandolina/ A Descoberta das Américas, Alessandra Vannucci/ Fala Zé!/ A Mulher Desiludida, de Gilberto Gawronski.

Estreias

Amores Surdos, Rita Clemente/ Fala Zé/ Hércules/ Mirandolina

Espetáculo internacional

Lost in Space, do grupo português Kind of Black Magic.

Mostra

19 espetáculos

Fringe 

198 espetáculos

Destaques: Canção Dentro do Pão, Cia Gota, Pó e Poeira (ES)/ Lost in Space/ 5 Peças em um Ato, de Anton Tchecov, grupo A Patota (SC)/
Veteranos no Fringe: Reis de Fumaça, Cia do Feijão/ 11 32: Homem Caminhando Está, direção de  Marcelo Lazzaratto/ O Anti Cabaré da Cia, da Anti Cia de Teatro/ Nos dez anos da morte de Caio Fernando Abreu, o FTC traz duas montagens com textos do escritor gaúcho: Pode ser que seja só o letreiro lá fora, direção de Gilberto Gawronski e Os Dragões não Conhecem o Paraíso, direção de Renato Faria.

Infantis

20

Mostra Metropolitana

31

Destaques: “Criptógrafo Amador”, de Marcelo Sandmann/ “Corpo Sutil”, de Ricardo Corona/ “Ode Mundana”, de Luiz Felipe Leprevost.

Exposições

“Ator, espaço e Luz”, com reproduções da obra do cenógrafo Adolphe Appia/ “Drama e Comédia”, de Ana Carol Yamada, com bastidores do FTC/ “Bonecos Gigantes nas Histórias Infantis”, da Cia dos Ventos.

Oficinas e cursos

“A Arte de Contar Histórias no Século XXI – Tradição e Ciberespaço”, com Cléo Busatto/”A Descoberta do Palhaço”, com Cassiano Gomes e Vinicius Daumas/ “A Pré Expressividade com Base da Preparação do Ator”, com Adélia Aparecida da Silva Carvalho/ “Acrobates”, com Alex Machado/ “Aprofundamento das Emoções”, com Rubens Rodrigues Lima Junior/ “Arte E Educação no Teatro Escola”, com Rubens Rodrigues Lima Junior/ “Bouffons”, com Pancho Cappeletti/ Curso de Maquiagem Artística, com Alexandre Gonzalez/ “Dança Para Educação do Corpo”, com Sheila Alvarenga/ “Mímica, Que Negócio É Esse?”, com Victor de Seixas/ “O Corpo do Intérprete Criador”, com Daphne Madeira/ Oficina de Gigantes, com Alessandra Flores Ferreira de Souza/ Roda Brincante, com Renata Vicente Voltolini e Carlos Augusto de Oliveira/ O Mundo de Arlequim, com Roberto Innocente/ O Palhaço Musical, com Alex Barbosa e Bruno Karam/ Teatro em Quadrinhos, com Lúcia Helena Martins/ Teatro Físico Criativo, com Angela Moreira/ Voz-Corpo do Ator: Criação e Composição Para Cena Teatral/ A Criação da Cenografia Contemporânea, com Janaina Trasel Martins/ A Criação da Cenografia Teatral Contemporânea, com Ronald Teixeira/ A Técnica de Alexander e o Ator, com Valéria Campos/ Oficina de Figurino, com Biza Vianna/ Técnica da Linguagem Falada e Cantada.

Show

“Pifanóide”, de Isaac Varzim/ TRIC-Cortejo Circense de Curitiba, promovido pela Associação dos Profissionais da área artística do Paraná (ASPART).

 

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

Compartilhe nas redes sociais

  • Data: 29/03/2022
  • Local: Curitiba
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!