Em 2006, na 15ª edição do FTC, 233 peças foram encenadas para mais de 110 mil pessoas.
A curadoria foi de Edélcio Mostaço, Kil Abreu, Lúcia Camargo e Tânia Brandão.
O ator Luis Melo fez participação especial no espetáculo de abertura, que foi dirigido por Marcio Abreu e apresentou a Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi.
Nos espaços alternativos, o público pôde assistir a espetáculos como “Nessa Longa Vida”, encenado dentro de um ônibus que percorreu marcos do centro de Curitiba; “Para um Banho Depois da Trade”, realizado no Museu Paranaense; “As Fervidas”, na casa noturna Cats e “Febre”, encenado na piscina do Clube Cultural de Curitiba. “Cavalhadas” trouxe o tema das batalhas medievais. Ocorreu, inclusive, uma feira medieval nesse FTC.
Três peças mineiras foram encenadas graças ao projeto Minas em Cena.
Houve, também, a Mostra ACT – Ação Compartilhada com grupos que integram a Redemoinho (Rede Brasileira de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa de Teatro) e da Coletiva de Teatro.
Nesta edição, o Prêmio Gralha Azul foi entregue no Festival pela primeira vez.


Espetáculo de abertura
Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência do maestro Alessandro Sangiori e participação especial do ator Luis Melo. Direção cênica Marcio Abreu.
Espetáculos
Sonho de um Homem Ridículo/ Otelo da Mangueira, musical carioca dirigido por Daniel Herz/ Antônio e Cleópatra/ Um Homem é um Homem, de Bertolt Brecht, Grupo Galpão./ Mirandolina/ A Descoberta das Américas, Alessandra Vannucci/ Fala Zé!/ A Mulher Desiludida, de Gilberto Gawronski.
Estreias
Amores Surdos, Rita Clemente/ Fala Zé/ Hércules/ Mirandolina
Espetáculo internacional
Lost in Space, do grupo português Kind of Black Magic.
Mostra
19 espetáculos
Fringe
198 espetáculos
Destaques: Canção Dentro do Pão, Cia Gota, Pó e Poeira (ES)/ Lost in Space/ 5 Peças em um Ato, de Anton Tchecov, grupo A Patota (SC)/
Veteranos no Fringe: Reis de Fumaça, Cia do Feijão/ 11 32: Homem Caminhando Está, direção de Marcelo Lazzaratto/ O Anti Cabaré da Cia, da Anti Cia de Teatro/ Nos dez anos da morte de Caio Fernando Abreu, o FTC traz duas montagens com textos do escritor gaúcho: Pode ser que seja só o letreiro lá fora, direção de Gilberto Gawronski e Os Dragões não Conhecem o Paraíso, direção de Renato Faria.
Infantis
20
Mostra Metropolitana
31
Destaques: “Criptógrafo Amador”, de Marcelo Sandmann/ “Corpo Sutil”, de Ricardo Corona/ “Ode Mundana”, de Luiz Felipe Leprevost.
Exposições
“Ator, espaço e Luz”, com reproduções da obra do cenógrafo Adolphe Appia/ “Drama e Comédia”, de Ana Carol Yamada, com bastidores do FTC/ “Bonecos Gigantes nas Histórias Infantis”, da Cia dos Ventos.
Oficinas e cursos
“A Arte de Contar Histórias no Século XXI – Tradição e Ciberespaço”, com Cléo Busatto/”A Descoberta do Palhaço”, com Cassiano Gomes e Vinicius Daumas/ “A Pré Expressividade com Base da Preparação do Ator”, com Adélia Aparecida da Silva Carvalho/ “Acrobates”, com Alex Machado/ “Aprofundamento das Emoções”, com Rubens Rodrigues Lima Junior/ “Arte E Educação no Teatro Escola”, com Rubens Rodrigues Lima Junior/ “Bouffons”, com Pancho Cappeletti/ Curso de Maquiagem Artística, com Alexandre Gonzalez/ “Dança Para Educação do Corpo”, com Sheila Alvarenga/ “Mímica, Que Negócio É Esse?”, com Victor de Seixas/ “O Corpo do Intérprete Criador”, com Daphne Madeira/ Oficina de Gigantes, com Alessandra Flores Ferreira de Souza/ Roda Brincante, com Renata Vicente Voltolini e Carlos Augusto de Oliveira/ O Mundo de Arlequim, com Roberto Innocente/ O Palhaço Musical, com Alex Barbosa e Bruno Karam/ Teatro em Quadrinhos, com Lúcia Helena Martins/ Teatro Físico Criativo, com Angela Moreira/ Voz-Corpo do Ator: Criação e Composição Para Cena Teatral/ A Criação da Cenografia Contemporânea, com Janaina Trasel Martins/ A Criação da Cenografia Teatral Contemporânea, com Ronald Teixeira/ A Técnica de Alexander e o Ator, com Valéria Campos/ Oficina de Figurino, com Biza Vianna/ Técnica da Linguagem Falada e Cantada.
Show
“Pifanóide”, de Isaac Varzim/ TRIC-Cortejo Circense de Curitiba, promovido pela Associação dos Profissionais da área artística do Paraná (ASPART).