Em 2009, 25 companhias participaram da Mostra Oficial, sendo metade dos espetáculos de São Paulo. Entre os destaques esteve “A Cabra ou Quem é Sylvia”, com direção do aclamado apresentador, escritor e diretor Jô Soares. O espetáculo foi encenado por José Wilker e Denise Del Vecchio. “Calígula”, com direção de Gabriel Villela foi protagonizado por Thiago Lacerda. “O Zoológico de Vidro”, contou com a brilhante e aclamada atuação da atriz Cássia Kiss, Kiko Mascarenhas e Karen Coelho. Já “Mary Stuart” teve no elenco Júlia Lemmertz, Clarice Niskier e Henrique Pagnocelli. Outro espetáculo que chamou a atenção foi “Aquela Mulher”, monólogo com a apresentadora Marília Gabriela, dirigido pelo ator Antônio Fagundes.
Entre algumas das atrações do Fringe, que tiveram destaque podemos citar “Árvores Abatidas”, de Marcos Damasceno; “Além da Mágica”, com Célio Amino; “Tropeço”, dos manipuladores de bonecos Katiane Negrão e Dico Ferreira; “Diga Aonde Dói”, com direção de Maíra Lour e “O Conto da Ilha Desconhecida”, com direção de Fátima Ortiz. Ao todo, o Festival ocupou 70 espaços pela capital paranaense, dando espaço para mais de 300 espetáculos.
Em 2009 o público foi embalado com shows da banda Farofa Carioca e Trio Mocotó, banda Sua Mãe (liderada pelo ator Wagner Moura) e a internacional Scissor Sisters.
Em parceria com o Festival, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR realizou o PUC IDEIAS, que trouxe exposições, palestras e eventos que envolveram não só teatro, mas várias formas de expressão artística. Artistas, diretores, escritores e um grande elenco de pensadores fez parte desse painel reflexivo da cultura brasileira.


Espetáculo de abertura
Show com a banda Clube do Balanço.
Espetáculos
- Às Favas Com os Escrúpulos, dir. Jô Soares, com Bibi Ferreira, Gracindo Junior, Bárbara Paz e elenco
Oceano, Hugo Possolo, com Raul Barreto, Rodrigo Mangal, Eduardo Lamberti, Camila Ortunho e elenco - O Amante de Lady Chatterley, de Rubens Ewald Filho, com Germano Pereira, Ana Carolina Lima e Ailton Guedes
Aquela Mulher, dirigido por Antonio Fagundes, com Marília Gabriela
Maria Stuart, dirigido por Antônio Gilberto, com Julia Lemmertz, Clarice Niskier, André Correia e elenco - Sin Sangre, do diretor Juan Carlos Zagal, com Laura Pizarro, Juan Carlos Zagal e elenco (CHILE)
- Medida por Medida
Menage.
Estreias
Rock n’Roll, dir. Felipe Vidal e Tato Consorti, com Otávio Augusto, Thiago Fragoso, Gisele Fróes e elenco/ Borbulho, dir. Rosane Chamecki e Andrea Lerner, com Rosane Chamecki, Andrea Lerner, Cristina Latici, Maria Hassabi e elenco/ Por um Fio, dir. Moacir Chaves, com Regina Braga e Rodolfo Vaz/ Doido, dir. Elias Andreato, com Elias Andreato.
Espetáculo internacional
Sin Sagre, dir. Juan Carlos Zagal, com Laura Pizarro, Juan Carlos Zagal e elenco. (CHILE)
Mostra Contemporânea
25 espetáculos
Fringe
290 espetáculos
Espetáculos infantis
16 espetáculos (contados dentro do Fringe)
Lançamento de livros
O Teatro da Rainha de 2 Cabeças – Vol 2, de César Almeida.
Conjunto de obras do poeta José Gaspar Chemin.
Debates
Mesa-redonda: A atual situação da dramaturgia no Brasil.
Shows
Festa FC: shows da banda Farofa Carioca e Trio Mocotó; banda Sua Mãe (liderada pelo ator Wagner Moura) e Scissor Sisters.
Performance
Escultura Urbana: intervenção com esculturas e grafites realizados em manilhas por Diego Luiz Bachmann. Mostra Paralela de Uma ópera Só – Opereta, dirigida por Adriano Vogue.
Ações promocionais
Performances cênicas inesperadas pela cidade: Esquete Diva e Esquete Teatro.
Performances de rua com Mímico; Bailarinos; Mágico e Palhaço e Marionete.
Risorama
Curadoria Diogo Portugal. Aconteceu no CIETEP.
Gastronomix
Primeira edição do Gastronomix.
MishMash
Curadoria do ilusionista e físico Célio Amino. As apresentações aconteceram no Centro de Convenções do CIETEP.