festival-curitiba1x
start date 27/03/2011
map icon Curitiba-PR

2011

2011

2011

Vinte anos depois, o festival alcançou o público de 200 mil  pessoas. Um dos maiores destaques da 20ª edição foi o ensaio aberto do espetáculo “Murro em Ponta de Faca” com o ator e diretor Paulo José, 30 anos depois de sua primeira montagem. A encenação foi uma uma homenagem ao autor Augusto Boal, falecido em 2010. 

O espetáculo “Marina”, do grupo carioca Cia PeQuod, dirigido por Miguel Vellinho, encantou o público ao usar quatro grandes aquários e uma piscina com bonecos manipulados dentro da água para contar a história inspirada no conto “A Sereazinha”, do dinamarquês Hans Christian Andersen e no Teatro Aquático de Bonecos de Hanói.  Tudo isso ao som de 15 canções de Dorival Caymmi.

Alguns dos destaques da mostra oficial foram “Sua Incelença, Ricardo II”, dirigido por Gabriel Villela com Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare; “Tio Vânia” com Grupo Galpão; “Preferiria Não?”, de Denise Stocklos; “Tathyana”, Cia de Dança Deborah Colker e “Trilhas Sonoras de Amor Perdidas”, com direção de Felipe Hirsch. 

Entre as atrações do Fringe estavam “A Farsa do Boi ou O Desejo de Catarina”, Cia Serial Cômicos, direção de Thadeu Peronne com Tarciso Fialho, Mazé Portugal, Roberto Innocente, Marcelina Fialho, Alaor Carvalho e Gerson Andrade; “As Espertezas de Arlequim”, direção e autoria de Roberto Innocente e “O Butô do Mick Jagger”, de Luiz Felipe Leprevost.

Foram realizadas a “Mostra Grupos de BH: Teatro para ver de perto”; “Mostra Novelas de Todos os Cantos”, com curadoria de Léo Salinger e  “Mostra Seu Nariz”, espaço reservado para a arte do palhaço, realizada pela Cia dos Palhaços. 

“Conexão Roosevelt”, de curadoria de Ivam Cabral, trouxe a vanguarda paulistana e a curiosa possibilidade de testemunhar o escritor Marcelo Rubens Paiva e o dramaturgo Mário Bortolotto, dirigindo montagens que não eram de suas autorias.

A cantora Maria Gadú foi a grande atração musical de 2011, que também contou com a participação da banda Patu Fú, que se apresentou com o espetáculo  “Música de Brinquedo”.

Sua Incelença, Ricardo III Atores Marco França, Titina Medeiros e César Ferrário
Sua Incelença, Ricardo III Atores Marco França, Titina Medeiros e César Ferrário
Atores Rodrigo Bolsan e Patrícia Kamis Diretor de Arte Fernando Marés Oxigênio (Trípitco)
Atores Rodrigo Bolsan e Patrícia Kamis Diretor de Arte Fernando Marés Oxigênio (Trípitco)
Atores Rodrigo Bolsan e Patrícia Kamis Diretor de Arte Fernando Marés Oxigênio (Trípitco)
Atores Rodrigo Bolsan e Patrícia Kamis Diretor de Arte Fernando Marés Oxigênio (Trípitco)
 Um Coração Fraco Ator Caio Blat
Um Coração Fraco Ator Caio Blat
Os 39 Degraus Atores Fabiana Gugli e Dan Stulbach
Os 39 Degraus Atores Fabiana Gugli e Dan Stulbach
Maria Stuart Leitura Atriz Julia Lemmertz
Maria Stuart Leitura Atriz Julia Lemmertz
Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões Atrizes Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana
Sobre Dinossauros, Galinhas e Dragões Atrizes Mariana Blanco, Marina Arthuzzi e Marina Viana

 

Curiosidades

O Teatro Bom Jesus foi reinaugurado com apresentação da peça “Tio Vânia”, do Grupo Galpão.

Em busca de descobertas, 12 observadores internacionais vieram assistir ao Festival com os olhos voltados principalmente para o Fringe.

O diretor do Festival, Leandro Knopfholz foi entrevistado por Jô Soares em seu programa na TV Globo. Também houve divulgação do evento no programa Metrópolis da TV Cultura, programa Bastidores do canal Multishow e ainda link ao vivo no programa Estúdio I, do canal Globo News.

Foi realizado o VII Manhãs Iluminadas – Encontro Internacional de Tecnologia Teatral.

Espetáculo de abertura

“Sua Incelença, Ricardo II”, direção de Gabriel Villela, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

Estreias

9: “Tercer Cuerpo”, direção de Claudio Tolcachir/ “Sua Incelença, Ricardo II”, direção de Gabriel Villela, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare/ “Preferiria não?”/ “Trilhas Sonoras de amor perdidas”/ “O Último Stand UP”/ “Tio Vânia”/ “Édipo”/ “Sete por Dois”/ “Tathyana”.

Espetáculo internacional

“Tercer Cuerpo”, direção de Claudio Tolcachir.

Fringe

Primeira edição da Mostra Grupos de BH: Teatro para ver de perto.

Mostra Novelas de Todos os Cantos, com curadoria de Léo Salinger e a presença do ator Paulo José no ensaio aberto de “Murro em Ponto de Faca”, escrita em 1948 por Augusto Boal.
Conexão Roosevelt, com curadoria de Ivam Cabral, trouxe o escritor Marcelo Rubens Paiva e o dramaturgo Mário Bortolotto. “Hieronymus nas Masmorras”, texto de Luiz Leprevost, direção de Roberto Alvim/ “Oxigênio”, texto de Ivan Viripaev e direção de Marcio Abreu.

Também teve destaque “Lá Fora Algum Pássaro Dá Bom Dia”, direção Rubens Paiva, escrito e encenado por Priscila Nicolielo Mengozzi.

“Espaço Outro”, da Cia Transitória montou o intrigante desafio na Praça Santos Andrade de fazer o público assimilar uma inesperada paisagem urbana enquanto estavam dentro de uma caixa acrílica instalada no local.

Oficinas

MOSTRA SESI DRAMATURGIA: Workshop Introdução à Dramaturgia com Antônio Rogério Toscano.

Debates e mesas-redondas

Café-debate com representantes do Teatro Francês com o diretor francês Pierre Pradinas e Thomas Quillardet, também diretor e responsável pelo Centro Dramático de Limoges, na França/ MOSTRA SESI DRAMATURGIA: Mesa redonda com Grace Passô, Jô Bilac e outros convidados.

Show

Maria Gadú

Performances

MOSTRA SESI DRAMATURGIA: Montagem do Núcleo de Dramaturgia, “Hieronymus nas Masmorras”, texto de Luiz Felipe Leprevost, direção de Roberto Alvim, com Juliana Gaulino/ Leituras do Núcleo de Dramaturgia – Fractal, Patrícia Kamis/ Marcelo Bourscheid/ Devastidão, Andrew Knoll/ Odiar o Próximo Como a Si Mesmo, Sócrates Lusitano/ Hereditário, Paulo Renato Oliveira.

Risorama

8 ª edição com Rafinha Bastos, Léo Lins, Diogo Portugal, Fábio Porchat e Guri de Uruguaiana.

Apostas do ano: Maurício Meirelles, Rudy Landucci e Patrick Maia.

Gastronomix

Celso Freire, Gilberto Prado, Marcos Sodré, Monica Rangel, Thomas Troisgros, Paulo Zanatta, Manu Buffara e Flávio Frenkel.

Nesta edição, a incorporadora e construtora Rossi inovou ao criar um estande ecológico para o Gastronomix feito com produtos reutilizáveis e naturais. Piso feito com sobras de pneus reciclados, paredes produzidas com tijolos ecológicos, provenientes de demolição, vasos feitos a partir da reciclagem de cascas de ovos foram usados na decoração. Economia de energia com a utilização de lâmpadas de LED etc.

Guritiba

Mishmash

Apresentado por Nany People.

Event Spaker:

Led by the award-winning author of 100 Conversations for Career Success, and CEO of the career management firm.

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

Compartilhe nas redes sociais

  • Data: 27/03/2011
  • Local: Curitiba-PR
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!