O Festival de Curitiba abriu as portas para a 25ª edição com o espetáculo “Bethânia e as Palavras”, no Teatro Guaíra. Milhares de pessoas foram assistir ao show da cantora Maria Bethânia.
A curadoria das peças de 2016 ficou a cargo da dupla de atores, diretores e autores Guilherme Weber e Márcio Abreu.
Com o slogan “Queremos Você Nesta Festa”, o evento agitou a cidade entre os dias 23 de março e 03 de abril.
Desta vez, entre as mostras especiais, aconteceram a 2ª Mostra Pernambucana de Teatro Para Infância e Juventude; Afluente Solimões; Mostra de Cenas Autorais e Independentes; Novo Teatro Português e a Mostra TPC Ribeirão Petro. Também foi realizada a Mostra de Teatro Universitário Grutun!, com apresentações no Teatro Experimental da UFPR (Teuni), no UniBrasil Centro Universitário e na Praça Santos Andrade.





Espetáculo de abertura
Bethânia e as Palavras, Teatro Guaíra.
Estreias
Grão da Imagem: Vaga Carne/ Mó – Dramaturgias em Dança e Desenhos em Comunidade/ La Cena/ Nuon.
Espetáculos internacionais
La Bête; Parallel Songs e Tebas Land.
Exposição
Destino: Circo, exposição de 10 fotos que fazem parte do livro homônimo, com imagens da fotógrafa Julie Asdurian, textos de Viviane Burges e produção de Nicole Zeghbi.
Debates e mesas-redondas
Coleção Dramaturgia Cobogó com autores de alguns livros da coleção: Marcio Abreu, Pedro Kosovski, Luciana Romagnolli e Daniele Avila/ Encontros de Crítica/ Encontro Agora Crítica Teatral/ Maria Alice Vergueiro e Renato Borghi/ Encontro: Shakespeare com Michele Mora, Cristian Duarte , Wagner Schwartz, Silvero Pereira, Léo Gluck e César Almeida.
Performances
Crítica Performática: durante 8 horas ininterruptas, os resenhistas escreveram uma crítica sobre um único espetáculo apresentado no Festival. Ocorreu duas vezes, sobre o La Bête e Caranguejo Overdrive.