O Festival de Curitiba 2017 foi aberto pela consagrada atriz Fernanda Montenegro. Além da grande dama do teatro nacional, outras estrelas passaram pelo festival naquele ano: Fernanda Torres, Débora Bloch, Júlia Lemmertz, Andrea Beltrão, Camila Pitanga, Caio Blat, Eduardo Moscovis, e Marcelo Serrado.
A cantora Mart’nália apresentou o show do seu décimo primeiro álbum, “+Misturado”, com releituras de artistas fundamentais para sua formação musical. Gaby Amarantos também foi uma das grandes atrações musicais de 2017.
Entre os destaques da 20ª edição do Fringe, a comemoração dos 10 anos do grupo In-Cena de Teatro e 11 mostras especiais, dentre elas “Minas São Várias, Mucuri em Cena”, sobre o trabalho da primeira companhia profissional do Vale do Mucuri/MG. “Alice, Uma Quase Ópera Punk-Rock Contemporânea” trouxe ao palco vinte e cinco jovens atores da “Cia Poéticas da Cena Contemporânea” do Espírito Santo. “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” dirigido por Jé Oliveira (Coletivo Negro) abordou a violência sofrida pelos jovens negros da periferia.
Pela segunda vez, foi realizada a “Curitiba Mostra”, que promoveu trabalhos autorais de artistas da capital paranaense com cinco espetáculos inéditos. Entre eles, “Involuntários da Pátria”; “O Campeonato Interdrag de Gaymada” e “Próspero e os Orixás, Nossa Senhora [da Luz]” que foram apresentados em praças de Curitiba.
O MOVVA, mostra de Dança do Festival, trouxe o espetáculo “Quando se Calam dos Anjos”, coreografada pelo ex-bailarino e coreógrafo do Balé Teatro Guaíra, Airton Rodrigues. Também foram apresentados “Protocolo Elefante”, “Transobjeto”, “Para Que O Céu Não Caia”, “Olympia” e “O Que Podemos Dizer do Pierre”.
O Guritiba levou os espetáculos “Olhar Atento”, “Teatro Portátil” e “Buzum” para o público infantil de instituições beneficentes e realizou a feira de ciências Xperience.
Os primeiros três espetáculos a esgotarem os ingressos naquele ano foram “Os Vilões de Shakespeare”, com o ator Marcelo Serrado; “Blank”, com Du Moscovis e “Macumba: Uma Gira Sobre Poder”.
O Risorama também esgotou seus ingressos rapidamente e precisou abrir sessões extras para satisfazer a demanda do público.
Além da bilheteria e site oficial, o público também pode comprar ingressos pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2017”.





Mostra contemporânea
38 espetáculos.
Espetáculos internacionais
“Moçambique”, “Olympia” e “O Que Podemos Dizer do Pierre”.
Estreias
8: “Blank”/ “Eu Sou”/ “Louca Pelo Cheiro do Mar”/ show de Gaby Amarantos,
Fringe
Vinte anos do Fringe, com 11 mostras especiais, com 66 espetáculos grátis.
MishMash
Palhaço Tomate, interpretado pelo artista argentino Victor Tomate Avalos.
Guritiba
Apresentações parao público infantil de instituições beneficentes e a feira de ciências Xperience.
Show
Cantoras Mart’nália e Gaby Amarantos.
Oficinas
“Transoficina: If you hold a stone”, Wagner Schwartz.