festival-curitiba1x
start date 07/04/2022
map icon SESC Paço da Liberdade

Interlocuções – Oficina: A Palavra como Campo de Força

Interlocuções – Oficina: A Palavra como Campo de Força

Interlocuções – Oficina: A Palavra como Campo de Força

Interlocuções 2022
Curadoria: Celso Curi e Giovana Soar

A Palavra como Campo de Força – com Ana Kfouri

Alinhar pensamento e prática e compreender tanto a palavra quanto o corpo como campos de forças em tensão e em relação. Trabalhar/pensar a palavra liberta do peso do sentido já dado, ou seja, do significado estabelecido a priori. O objetivo é desviar-se de um entendimento da palavra que visa a uma mensagem e do corpo trabalhado como um instrumento de expressão. E, desta forma, trabalhar palavra e corpo para além de uma conduta psicológica, conectados a um campo intensivo, no qual prevalece a intensidade e não a intenção, o acaso no lugar de encadeamentos causais e evolutivos, o ritmo, a oralidade, a sonoridade e os significantes em vez de um fechamento de sentidos.
Pensar o corpo como potência insubmissa às ideias, como força de resistência a qualquer outro poder que pretenda subestimá-lo ou controlá-lo. Pensar e tomar a palavra como atitude e comprometimento ético e afetivo.

Textos de Hilda Hilst, Samuel Beckett, Antonin Artaud, Valère Novarina, Marcio Abreu, Marcelino Freire, Paul Preciado, Ana Maria Gonçalves, Stela do Patrocínio, Grace Passô, Ricardo Aleixo, Christian Prigent serão trabalhados/experimentados. Essas/es autoras/es estão longe de pensar o teatro como representação do mundo ou da realidade. Seus textos têm independência em relação à ideia de sujeito. E o artista é artista exatamente quando não é sujeito e se torna uma abertura para a arte. São textos que estilhaçam nosso lado racional, lógico, ordenador. E oferecem um grande desafio para o ator: deixar o texto falar!

Vamos praticar e compreender a palavra como um campo de forças afetivo, ético, estético e político. 

Ana Kfouri é diretora teatral e atriz. Doutora em Artes Visuais pela UFRJ, professora do Curso de Artes Cênicas da PUC-Rio e uma das coordenadoras do primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Cênicas da PUC-Rio, Relações entre Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem, iniciado em março de 2021 no formato on line. Atualmente realiza pós-doutorado no PPGAC ECo UFRJ. Em 2017, Ana inaugurou seu espaço, Centro de Estudos Ana Kfouri, CEAK, dedicado à pesquisa artística.  É também preparadora de elenco na TV e cinema. Em 2019, recebeu indicações de melhor atriz dos prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural, pela peça Uma frase para minha mãe, do autor Christian Prigent. Foi contemplada pelo Prêmio Questão de Crítica por sua trajetória dedicada à criação cênica e à formação de artistas, bem como por Uma frase para minha mãe. Lançou seu livro Forças de um corpo vazado, no Rio de Janeiro, pelas editoras 7Letras e PUC-Rio 2019, e na MITsp, 2020, São Paulo. Recentemente, criou o canal CEAK no Youtube dedicado a conteúdos artísticos, espetáculos, processos, aulas, lançamentos, pesquisas artísticas de modo geral.

Oficina para atores.
Local: Paço da Liberdade/ Sesc – sala 2
Data: de 7 a 10 de abril
Horário: das 14h às 17h
25 vagas
Programação Gratuita

 

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

TAGs do evento

Oficina

Compartilhe nas redes sociais

Adquira seu ingresso:

COMPRAR AGORA
  • Data: 07/04/2022 - 10/04/2022
  • Local: SESC Paço da Liberdade
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!