festival-curitiba1x
start date 06/04/2022
map icon Alfaiataria Espaço de Arte

Interlocuções- Oficina: O Ator e o desenvolvimento da presença em cena

Interlocuções- Oficina: O Ator e o desenvolvimento da presença em cena

Interlocuções- Oficina: O Ator e o desenvolvimento da presença em cena

Interlocuções 2022
Curadoria: Celso Curi e Giovana Soar

O Ator e o desenvolvimento da presença em cena – com Eduardo Moreira – Grupo Galpão
Desenvolver a percepção e a importância dos conceitos de jogo de presença no trabalho do ator, a partir de uma série de exercícios desenvolvidos ao longo dos 40 anos de trajetória do Grupo Galpão.

EDUARDO MOREIRA

Natural do Rio de Janeiro, deu seus primeiros passos no teatro em espetáculos da faculdade de filosofia da UFMG e junto a grupos musicais como CURARE e Mambembe, ligados à Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, no final da década de 70 e início dos 80. Depois de uma série de montagens no teatro profissional da cidade, fundou em 1982 o Grupo Galpão, do qual é diretor artístico. Participou de todas as 25 montagens do Galpão ao longo destes quase 40 anos, tendo ganhado prêmios por suas atuações em diversos espetáculos. Dirigiu inúmeros espetáculos em parceria com diferentes grupos no Brasil e no exterior. Como dramaturgo escreveu vários textos como “De Tempo Somos”, “Nós” e “Outros”, montados pelo Galpão, além de ter feito várias adaptações de textos em “Os Gigantes da Montanha” de Luigi Pirandello e “Um Molière Imaginário” (baseado em “O Doente Imaginário”) de Molière. No cinema, também participou de projetos como ator, diretor e roteirista.

INÊS PEIXOTO

Atriz, diretora e dramaturga, nasceu em Belo Horizonte em 1960. Ingressou no teatro universitário (tu) em 1979. Em 1981 migrou para o Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar), onde se profissionalizou. É bacharelanda em cinema e audiovisual pela UNA.  Trabalhou em espetáculos de produtores locais, como Alisson Vaz e Márcio Machado. produziu e atuou em “Casablanca, meu amor”, com direção de Yara de Novaes. Integrou a banda performática “veludo cotelê”. Em 1992, depois de participar de uma série de workshops promovidos pelo Grupo Galpão, foi convidada para a montagem de “Romeu e Julieta”, de Gabriel Villela. Desde então, tornou-se integrante do grupo, participando de mais de uma dezena de montagens do Grupo. No cinema, participou de vários curtas e longas, tanto como atriz quanto como diretora. No teatro, dirigiu vários espetáculos. Na televisão participou do especial “A Paixão Segundo Ouro Preto”, de Rogério Gomes e Cininha de Paula; e de diversas minisséries. Já foi agraciada com 12 prêmios por sua atuação em teatro e três prêmios por sua atuação em cinema.

LYDIA DEL PICCHIA

Mineira de Belo Horizonte, Lydia é atriz, bailarina, cantora, coreógrafa e diretora. Filha de músicos, estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul desde os seis anos de idade. É formada pelo extinto Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea, ponto de experiências culturais e interdisciplinares, fundado e dirigido por Marilene Martins nos anos 70, em BH. Aos quatorze anos, assessora Marilene e, logo a seguir, torna-se professora e integrante do Trans-Forma Grupo de Dança. Ao longo de 10 anos, exerce funções de bailarina, professora, assistente artística e coreógrafa. Em 1985 começa a dar aulas na Escola de Dança do Palácio das Artes e em seguida na Cia de Dança de Minas Gerais, onde atua também como assistente artística, professora e bailarina, tendo participado também do Grupo de Dança 1º Ato, onde explora a fusão entre música, teatro e dança, ali permanecendo por três anos como bailarina, professora e assistente artística. Em 1994, torna-se atriz do Grupo Galpão, onde atuou em todos os espetáculos do repertório desde então. Indicada como melhor atriz coadjuvante pelos espetáculos “Partido”, “Pequenos Milagres” e “Nós”, recebeu o prêmio de Melhor Atriz por “Eclipse” e “Outros”. Em diversas ocasiões atuou como diretora e assistente de direção teatral. É Coordenadora Pedagógica do Galpão Cine Horto desde 2004.

Oficina para atores.
Local: Alfaiataria Sala Multiuso
Data: de 6 a 9 de abril
Horário: das 14h às 17h
20 vagas (+ 10 ouvintes)
Programação Gratuita

 

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

TAGs do evento

Oficina

Compartilhe nas redes sociais

Adquira seu ingresso:

COMPRAR AGORA
  • Data: 06/04/2022 - 09/04/2022
  • Local: Alfaiataria Espaço de Arte
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!