festival-curitiba1x
start date 03/04/2022
map icon Alfaiataria Espaço de Arte

Interlocuções – Oficina: Vivência de Commedia dell’arte –  Arte da Comédia

Interlocuções – Oficina: Vivência de Commedia dell’arte –  Arte da Comédia

Interlocuções – Oficina: Vivência de Commedia dell’arte –  Arte da Comédia

Interlocuções 2022
Curadoria: Rosane Freire e Stael Fraga

Vivência de Commedia dellarte –  Arte da Comédia
Ministrante:  Douglas Kodi, Joseane Berenda, Duílio De Pol e Marcelo Felczak

Afinal, o que é Commedia dell’arte? Quais suas técnicas? O que é preciso para ser uma atriz ou ator de Commedia dell’arte? Nesta oficina os participantes conhecerão mais dessa forma teatral por meio de uma vivência com o grupo Arte da Comédia. No período da oficina os participantes serão divididos em grupos menores e terão apresentados as “ferramentas” que compõem o jogo cênico da Commedia dell’arte, como mímica, acrobacia, música e canto, improviso e máscaras.

Ministrante: DOUGLAS KODI

É pesquisador na área da atuação e dramaturgia com ênfase na Commedia dell’arte. Possuí Graduação e Mestrado em teatro (UDESC). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-graduação em TEATRO (PPGT-UDESC), pesquisa as relações entre texto/cena/gestual por meio da dramaturgia e do roteiro de improviso.
Estudou técnicas de confecção e uso de máscara com diversos mestres: Roberto Innocente (Itália), Tania Passarini (Itália), Carlo Boso (Itália), Tiche Vianna (Campinas-SP), Pedro Ilgenfritz (Nova Zelândia) e Hajo Schuller (Alemanha). Pesquisa a relação da liberdade de improvisação e sua relação com a interpretação do texto. Para isso toma princípios de atuação com o Sistema de Stanislavski e a Técnica Meisner, mesclados com as bases do roteiro de improviso a ação da Commedia dell’arte italiana. Técnicas que podem ser aplicadas em qualquer linguagem de interpretação. Ministrou aulas como professor convidado nos programas de graduação e pós-graduação em Teatro da UDESC. Um dos poucos pesquisadores no Brasil com enfoque na máscara da Commedia dell’arte e seus influxos em uma atuação contemporânea aplicada a diversas linguagens. Escreveu a dissertação de mestrado intitulado “A Utopia da Commedia dell’arte no Século XXI: O Canovaccio, o ator e a cena”, que questiona o “lugar” do ator na contemporaneidade em relação ao estilo teatral que profissionalizou a atuação: a Commedia dell’arte. Também é mascareiro e professor nas técnicas de confecção de máscaras de couro. Atualmente trabalha como diretor, ator e mascareiro no grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR), sendo o principal continuador do trabalho de Roberto Innocente na Commedia dell’arte.

Público Alvo: A partir de 16 anos. Atrizes, atores e artistas que queiram conhecer mais sobre a Commedia dell’arte.
Local: Alfaiataria sala Multiuso e pátio
Data: 03 abril
Horário: das 13h às 17h
30 Vagas
Programação Gratuita

 

Executive XpeedStudio LLC

Sr. Engineer XpeedStudio LLC

Product Lead XpeedStudio LLC

TAGs do evento

Oficina

Compartilhe nas redes sociais

Adquira seu ingresso:

COMPRAR AGORA
  • Data: 03/04/2022
  • Local: Alfaiataria Espaço de Arte
Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!