Interlocuções 2022
Curadoria: Celso Curi e Giovana Soar
Organização e trabalho coletivo – Gestão de grupos artísticos
Esta palestra tem o objetivo de despertar a atenção dos artistas e demais agentes culturais para a necessidade de profissionalização dos aspectos não artísticos de seu trabalho, refletir sobre a gestão e a divisão das responsabilidades nos grupos e coletivos e lançar pontes entre os universos da cultura e da administração.
Ministrante: Romulo Avelar (Belo Horizonte/MG)
Administrador e gestor cultural. Estudou na Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso do Rio de Janeiro, atuou em iniciativas culturais de diversas empresas e na área pública, como Diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, Assessor Especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Foi consultor de planejamento do Grupo Galpão e da Casa do Beco e prestou consultoria a dezenas de artistas, grupos e instituições culturais. Desenvolveu e coordenou algumas edições do Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música do Sebrae MG e atuou como consultor da UNESCO na preparação do dossiê de candidatura de Diamantina à Rede de Cidades Criativas, na área da música.
Nos últimos vinte anos, tem ministrado cursos nas áreas de produção, planejamento e gestão cultural, em várias cidades brasileiras. Autor dos livros “O Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural” e “Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma experiência de gestão cultural”. Atualmente ocupa o cargo de superintendente executivo da Fundação de Educação Artística, de Belo Horizonte.
Mediação: Fabíula Passini – Diretora do Festival de Curitiba
Local: Paço da Liberdade/ Sesc – sala 1
Data: 01 de abril
Horário: das 14h30 às 16h
Conforme lotação da sala.
Programação Gratuita
Troca de ingressos somente na bilheteria física do Shopping Mueller