Mostras Especiais

2 ª Mostra Teatro de Segunda

Com o sucesso da primeira edição, a Mostra amplia a programação com convidados de outras cidades, mantendo a proposta de uma programação diversificada com espetáculos teatrais, shows, leituras, espaço para crítica, bate papos e oficinas que enriqueçam diálogos e promovam integração.

 

5ª Mostra Ave Lola – Uma pausa para o artista e seu ofício

A 5ª Mostra Ave Lola – Uma pausa para o artista e seu ofício – traz para a 27ª edição do Festival de Curitiba uma programação composta por espetáculos teatrais de Curitiba, Rio de Janeiro e Minas Gerais e ações de formação artística. Todas as apresentações seguem a política de ingresso do “Pague O Quanto Vale”.

Arte da Comédia – 10 anos

O grupo Arte da Comédia nasceu em 2006 e desde então pratica o Teatro na Rua em Curitiba. A mostra vai reunir o repertório do Grupo, em apresentações gratuitas de cinco dos espetáculos já produzidos ao longo de sua trajetória artística.

Cena Criança – Mostra Sesi de Teatro Infantil

A Cena Criança – Mostra SESI de Teatro Infantil foi criada para valorizar a produção artística voltada ao público infantil e traz ao palco do Teatro SESI Portão espetáculos de alta qualidade artística, de diversas regiões do Brasil, com curadoria de Michele Menezes e Maíra Lour. Entrada Gratuita.

 

Coletivo El Camino

Seis artistas com talentos diferentes, de lugares diferentes se unem com o mesmo objetivo: fazer arte. Todos permeiam diversos campos das artes, divertindo-se antes de tudo. Artistas experientes, que se reuniram em torno de uma identificação e da necessidade de expandir.

 

Devir-Mulher na Cena Contemporânea

Quatro espetáculos que tratam de questões do feminino. Três deles integram a “Trilogia Sensível” e falam sobre mitos, papéis sociais e a relação com tabus e traumas. O quarto trabalho da companhia, que celebra 15 anos, homenageia Marguerite Duras e aborda a (ainda) polêmica questão dos desejos sexuais da mulher.

 

DramaturgiaS – 1º Encontro dos Núcleos de Dramaturgia do SESI

Com uma programação formada por conversas, oficina, lançamento de publicação e uma mostra da produção dos Núcleos de Dramaturgia do SESI PR, SP e RJ, o encontro promove o intercâmbio entre os núcleos e o acesso gratuito a comunidade. Com curadoria de Greice Barros, Jé Oliveira, Marcia Moraes e Stephan Baumgartel.

 

Mostra Cena Ceará – Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes

Apresentar a diversidade da cena produzida em Fortaleza é a intenção da mostra, que abriga espetáculos com quatro propostas diferentes em suas estéticas, produções e modus de fazer, através das práticas e experiências de dois importantes grupos teatrais da cidade, Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes.

 

Mostra Autorizando Novos Ritmos

Sobre sons autorais e personalidades que se destacam na composição musical, a mostra Autorizando Novos Ritmos traz musicistas com composições únicas, de muita personalidade e poesia. Com ritmos que variam desde pop, folk, MPB e blues, os espetáculos musicais relembram a cultura brasileira, o cotidiano dos compositores, a sociedade e a poesia que traz todas essas formas de expressão.

 

Mostra Circo-Teatro dos Comparsas

A Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, promovida pela Comparsaria Cênica e grupos parceiros, traz ao Fringe o teatro popular de pavilhão. A mostra levará ao palco, além de aulas abertas e bate-papo, espetáculos que divertem muita gente no interior do país e são objeto de pesquisas acadêmicas.

 

Mostra de Teatro de Formas Animadas de Rua- ANIMARUA

Artistas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Chile ocuparão ruas de Curitiba, com 25 espetáculos de formas animadas, com técnicas e estilos diferentes: dos contos de fadas à linguagem contemporânea, das tradicionais marionetes ao Teatro Lambe Lambe. Grandes e mínimos espetáculos para todos os públicos.

 (A programação no saguão dos teatros antecederá as atrações da Mostra Oficial).

 

​Mostra Formativa Sesi  Casa Heitor- A pré-expressividade do ator​

O Sesi Casa Heitor Stockler dedica parte de sua programação a formação do artista de teatro. Através da pré-expressividade do ator, a Mostra reúne nomes da Antropologia Teatral como Carlos Simioni, Marilyn Nunes e Sofia Monsalve a fim de fornecer ferramentas ao artista dentro do seu ofício. Com curadoria de Carol Scabora.

 

Mostra Mujeres

Com a intenção de abrir espaços de reflexão e diálogo acerca do universo feminino, o projeto Sobre Lendas e Mulheres propõe esta mostra, que reúne produções assinadas por mulheres atuantes no cenário cultural de Curitiba. Cada uma a seu modo e em seu segmento, mas com o mesmo foco: a resistência feminina.

 

Mostra PalavrAção da UFPR

Na mostra da companhia PalavrAção, criada em 1995, apresentam-se atores dos cursos de extensão em teatro da UFPR, em espetáculos que resultaram de processos criativos de pesquisa, ensino e extensão, após temporadas e participações em festivais.

 

Mostra Pé Vermelho – Okupação Londrina

Esta mostra é um recorte da cena atual do teatro londrinense, com artistas e grupos representativos que contribuem para a projeção nacional de produções do Norte do Paraná. Serão 15 espetáculos de teatro e de palhaças e palhaços que garantirão o riso, a reflexão e o encantamento para públicos de todas as idades.

 

MOSTRA PORTUGUESA

Produzida pelo Faísca Teatro, esta mostra é composta por cinco espetáculos, uma oficina e uma conversa com os artistas. Através da internacionalização da arte contemporânea portuguesa, favorece-se o intercâmbio cultural e a valorização da criação artística e da dramaturgia autoral portuguesa.

 

Mostra Teatro Universitário

A Mostra reúne trabalhos das universidades UNESPAR, UFPR, USP, PUC e UDESC  e propõe dialogar sobre os trabalhos realizados na Universidade e apresentá-los com sessões gratuitas, junto com bate-papos abertos a toda população, incentivando assim a troca e a mediação de diálogos teatrais.

(Haverá bate-papo com Prof. Mediador Convidado em todos os eventos)

 

Mostra Transcendental

Com apresentações teatrais, exposições, palestras e workshops, a intenção é atrair pessoas interessadas em conhecer um pouco sobre a arte transcendental, que tem o intuito de provocar uma reflexão sobre os mistérios da vida, da morte e do universo, contemplando a vastidão de experiências físicas, psíquicas e emocionais.

 

Musicais

O Teatro Cena Hum reúne nesta programação algumas de suas realizações no âmbito profissional dos musicais e abriu espaço também para promover o intercâmbio entre outras companhias que desenvolvem esta linguagem, incluindo na programação espetáculos de outros locais.

 

O Levante em Cena

O Levante é um coletivo de artistas mato-grossenses formado pelos grupos Solta Cia de Teatro,  Theatro Fúria e Cia Thereza Helena, cujas marcas são desenvolvimento continuado de pesquisas de cunho autoral que reverberam os impactos sociais vivenciados na contemporaneidade.