festival-curitiba1x
Festival de Curitiba tem espetáculos com acessibilidade

A acessibilidade está presente no Festival de Curitiba. Diferentes peças contam com audiodescrição ou libras.

A Mostra Lucia Camargo tem três espetáculos com audiodescrição: “Abjeto Sujeito” (nos dias 8 e 9 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina), “Parlapatões Revisitam Angeli” (nos dias 2 de abril, às 21, e 3 de abril, às 19h, no Sesc da Esquina) e Quarto 19 (nos dias 5 e 6 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina).

Abertura do Festival também contou com Libras. Crédito da foto: Annelize Tozetto

Com intérprete de libras, “Cordel do Amor sem fim ou Flor do Chico” (nos dias 6 e 7 de abril, às 21h, no Guairinha).

Na mostra Festival na Rua, são 8 peças com acessibilidade (leia mais abaixo).

Conheça as peças

Abjeto Sujeito

Crédito:  Leekyung Kim

Muitos anos após declinar do convite de Fauzi Arap para criar um espetáculo com textos da maior escritora brasileira, a atriz e diretora Denise Stoklos promove o encontro do teatro essencial com a obra clariciana. O resultado é uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível. Canções de Elis Regina pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito.

Quarto 19

Crédito: Cris Lyra – Aura Cunha

A peça conta a história de uma mulher de classe média que vive o que se conhece como uma vida perfeita: tem um marido bonito e amoroso, três lindos filhos, uma bela casa e estabilidade material. Após anos sem trabalhar fora, para se dedicar à criação dos filhos, ela espera o mais novo entrar para a escola, para finalmente voltar a ter algum tempo para si. Quando isso acontece, ela não encontra dentro de si a liberdade que buscava. Numa tentativa de se livrar da irritação doméstica e do intenso ritmo familiar, ela decide alugar um quarto de hotel no centro da cidade, o quarto 19.

Parlapatões revisitam Angeli

Crédito: divulgação

Em um palco livre e com telão para projeções ao fundo, os atores recriam situações das famosas tiras de Angeli. Em clima de Teatro de Revista, o espetáculo conta com quadros curtos, de grande eficiência cômica e são dedicados a cada criação do artista, que também é representado com um personagem permanente em cena, o Angeli em Crise. De seus pensamentos nascem cenas onde desfilam suas famosas personagens.

Cordel do Amor

Cordel do Amor sem Fim01_João Caldas – Produção Os Geraldos

Às margens do Rio São Francisco, vivem três irmãs. A inércia da espera, o ciúme e a pulsação da esperança tecem o principal enredo da história. Às vésperas de seu noivado, a mais nova se apaixona por um estrangeiro e se põe a esperar por seu retorno durante tempo indeterminável, fazendo com que as trajetórias das personagens se embaracem num nó dramático. A trama se desenrola em função dessa espera, que contagia a todos e os faz viverem na expectativa de que algo mude em suas vidas.

Mostra Festival na Rua

Na Mostra Festival na Rua, com audiodescrição o festival conta com as seguintes peças: “Tra-la-lá e Fuzuê” (dias 02 e 03/04, às11h, na Praça Santos Andrade); “Negro não Nego” (no dia 7, às 16h, no dia 8, às 12h e no dia 09, às 20h, nas Ruínas São Francisco); “Drag de Lança” (no dia 7, às 18h30 e no dia 8, às 12h30, no Palco Boca Maldita e Praça General Osório).

Já na lista de espetáculos com acessibilidade em libras estão: “Bamberê”, nos dias 08 e 09/04, às14h30, na Praça Santos Andrade); “Aqui é minha casa” (nos dias 7,8 e 9, às 19h30, na Praça Santos Andrade); “Fandango Ubá Convida” (dias 2 e 3, às 15h, na Praça Rui Barbosa); “Fome” (no dia 6, às 16h30 e 19h30, na Praça Santos Andrade).

O espetáculo “Astrocirco” terá tanto libras quanto audiodescrição (no dia 4, às 10h e às 14h, na Praça da Bíblia).

Programação Completa

A programação completa do Festival de Curitiba, com os horários e locais de todas as cerca de 60 peças, pode ser acessada através do site oficial.

 

Por Guilherme Bittar 

NULL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!

Menu

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!