“Tínhamos a necessidade de falar sobre as mulheres e questões indígenas, que são as mais fodidas neste país que mais mata povos originários”, disse a atriz Nena Inoue. A vencedora do prêmio Shell 2019 de melhor atriz, Nena Inoue esteve na sala Jô Soares, no Hotel Mabu Curitiba Business, na manhã desta segunda-feira (03).
A artista apresentou “Sobrevivente” seu novo trabalho em parceira com o dramaturgo Henrique Fontes, também presente na coletiva. O projeto estreia nacionalmente no Festival de Curitiba, nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro Zé Maria,
Primeiro texto que os dois criaram juntos, Sobrevivente nasceu de uma reviravolta em outro projeto que estava a meio caminho quando a atriz descobriu algo sobre as próprias raízes. “Eu descobri que a minha avó materna era possivelmente indígena, o que me fez ir atrás dos rastros da minha família e do apagamento”, disse Nena.
Ideias pré-concebidas podem ser danosas para o processo teatral, explica Henrique Fontes. Para ele, há coisas que se revelam mais urgentes. “Fazer teatro é igual fazer bruxaria. A gente começa a mexer o caldo, sobe o vapor que nos deixa inebriado, mas amplia a visão.”
A redescoberta da ancestralidade de Nena esteve ligada à sua maternidade. O ator Pedro Inoue, filho mais novo da atriz, é diretor assistente e também atua na peça. Martin Inoue, o mais velho, produziu todas as artes de divulgação do espetáculo. “Se eu não tivesse tido meu filho aos 19 anos, eu não seria a produtora que eu sou hoje”, afirma Nena.
Os olhos da atriz se encheram de lágrimas durante a explicação. “Na hora do vâmo vê, é a mulherada que tá ali”. Nena ressalta que sua gravidez a fez entender que precisava desenvolver projetos e que não poderia ficar esperando. “Meus filhos são fundamentais para isto”, explicou.
Por Luiz Felipe Caldarelli – Agência de Notícias do Festival de Curitiba.
SERVIÇO
Sobrevivente
Mostra Lucia Camargo
Data e Horário: 5 e 6 de abril, às 20h30
Local: José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco)
Classificação: Livre.
Duração: 75′
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3).
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)

Redes Sociais