O diretor Maurício Vogue. Crédito: Annelize Tozetto.

É uma peça, mas vai ser também uma festa, com DJ e tudo. É o que promete o diretor Maurício Vogue pra quem for conferir a sua livre adaptação de “Sonho de uma Noite de Verão”, a clássica comédia de William Shakespeare. A montagem fará sua estreia nacional na Mostra Lucia Camargo, do Festival de Curitiba, nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril, às 20 horas.

O que a gente vai fazer é um espetáculo dentro de uma festa. Na verdade, um espetáculo que se confunde com a festa”, contou Vogue, com sua empolgação característica, durante coletiva de imprensa na Sala Jô Soares. “A gente quer é que as pessoas alucinem, pirem mesmo, sonhem junto com a gente.”

O palco da encenação será o jardim do Dizzy Café Concerto, espaço do qual Vogue é um freguês habitual. “É um lugar estonteante. Desde que conheci esse jardim, pensei em como seria espetacular fazer ‘Sonho de uma Noite de Verão’ ali”, confessa. O desejo se acentuou em 2019, depois que Vogue descobriu um câncer (em tratamento) e, mesmo no momento difícil, decidiu comemorar seu aniversário. “Fiquei naquele jardim, meio louco de quimioterapia, pensando na peça, imaginando como seria. Agora, vai acontecer. Será um momento de libertação, de celebrar a vida de todos nós.”

E quando o assunto é celebrar, o diretor não brinca em serviço. Pra entrar no clima, o público que chegar ao Dizzy Café já vai ganhar, de cara, uma bebida, que Vogue chama de “poção mágica”. Que bebida é essa? “Aí é segredo”, responde ele, lacônico, pra logo depois emendar: “É uma brincadeira, um jeito que a gente encontrou pra fazer todo mundo ficar à vontade, se encontrar ali dentro.”

No original, o clássico de Shakespeare é uma comédia de erros amorosa, com altas doses de fantasia. Nela, Puck, um atrapalhado elfo da floresta, se embanana com seus feitiços e acaba distribuindo a paixão de forma errada entre os personagens Hérmia, Lisandro, Helena e Demétrio, estabelecendo uma grande confusão entre casais.

Na versão de Vogue, esse é o ponto de partida para a criação de uma nova dramaturgia, mais contemporânea, pensada a partir dos improvisos dos atores nos ensaios. “Nós estamos usando o mote e estamos usando os personagens, mas desconstruímos tudo, até pra tirar o tom machista de um texto que tem alguns séculos de idade”, explica Rhenan Queiroz, que assina a adaptação.

Desse novo ponto de vista, o ator Rafael Camargo, por exemplo, interpreta a personagem feminina Titânia, a rainha das fadas. “Ela debocha o tempo inteiro de tudo e de todos. Do diretor, do dramaturgo, da figurista”, conta. “É que o Maurício é um cara que acredita profundamente na alegria. Mesmo quando a gente se sente um pouco triste, ele sempre faz questão de lembrar que a alegria existe.”

A trilha sonora também vai assegurar que a peça (e a farra) adquira esse contorno mais moderno, fresco. Vai ter funk, samba, pagode, tecnobrega, reggaeton, música eletrônica, psicodelia. “É a farofa do Vogue”, define a figurista Karen Brusttolin. “O Maurício está inaugurando o teatro de balada.”

Serviço:
“Sonho de Uma Noite de Verão”
Mostra Lucia Camargo
Festival de Curitiba
Data e Horário: 6, 7, 8 e 9 de abril, às 20h.
Local: Dizzy Café Concerto (Treze de Maio, 894 – São Francisco)
Classificação: 16
Duração: 70′
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3).
Valores: Gratuito
Estreia Nacional / Espetáculo sujeito a lotação

Por Sandoval Matheus – Agência de Notícias do Festival de Curitiba

Redes Sociais