O Festival

FESTIVAL DE CURITIBA

O Festival de Teatro de Curitiba começou em 1992 com 14 espetáculos e a proposta de promover o encontro das artes com o entretenimento. Palco de estreias internacionais e de fortes nomes das artes brasileiras, também é vitrine para quem busca reconhecimento nas artes cênicas, bem como a oportunidade para que os paranaenses desfrutem de produções premiadas no cenário nacional.

Ao longo de seus 27 anos se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro, agregando novas programações, se transformando no Festival de Curitiba. Sob este nome passou a atender novos públicos, tomando o cuidado de manter-se como um canal de formação, atualização e reflexão, com a promoção de debates, palestras e oficinas. Atualmente o Festival de Curitiba abriga a Mostra 2019 e o Fringe; e os eventos simultâneos: MishMash, Programa Guritiba, Risorama e Gastronomix.

Os segmentos do Festival de Curitiba

  • Mostra: espetáculos convidados pela curadoria, formada por profissionais atuantes que acompanham o cenário nacional e internacional para traçar um panorama relevante e diverso do que é produzido.
  • Mostra Convidada: novidade em 2019, a convite do Festival, abriga duas mostras de repertório de companhias brasileiras importantes;
  • Interlocuções: compondo a Mostra, a plataforma amplia a experiência da arte, da reflexão e da convivência aproximando público, artistas e aprendizes, através de debates, oficinas, encontros, lançamento de livros e outras experiências; todos com programação inteiramente gratuita.
  • Fringe: um espaço aberto, democrático e sem curadoria, recebe a participação voluntária de qualquer companhia profissional, que recebem apoio de produção do Festival de Curitiba. Algumas companhias se organizam por afinidades artísticas e criam suas próprias mostras. O Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro.
  • Programa Guritiba: voltado ao público infantil e juvenil tem atrações teatrais, musicais, brincadeiras e promove ações sociais itinerantes que perduram ao longo do ano;
  • MishMash: com curadoria de Rafael Barreiros, apresenta variadas formas de atrações artísticas em um único palco mesclando teatro, musica, circo e dança, em uma programação familiar que diverte todas as idades;
  • Risorama: sob os cuidados de Diogo Portugal promove a mistura de estilos de up comedy reúnindo os melhores humoristas do país;
  • Gastronomix: evento musical e gastronômico oferece um variado cardápio a preços acessíveis, criado por grandes chefs brasileiros sob a curadoria de Celso Freire.

Onde acontece?

Haverá espetáculos, oficinas e debates por toda a cidade. Em teatros, praças, escolas e muito mais! Aqui, você confere um mapa com todos estes locais.

Conheça os eventos dentro do Festival de Curitiba