De 25 de março a 7 de abril de 2024

2024 32º Edição

Rodada de Conexões Fringe 2024

Temos novamente esse ano no Fringe: as Rodadas de Conexões, um evento que realizaremos em parceria com o SEBRAE para promover o encontro entre programadores e curadores de festivais e salas de teatro de todo o país com as companhias e grupos que estão na programação do Fringe 2024 e grupos da cidade de Curitiba.

As Rodadas de Conexões terão consultorias, “encontros“ agendados e visitas à sedes de companhias e espaços artísticos de Curitiba. É uma mais uma iniciativa do Festival para criar oportunidades de conexões para as companhias apresentarem seus trabalhos e se conectarem com profissionais de outras regiões.

A Rodada acontecerá este ano de 3 a 6 de Abril.

Este encontro conta com a curadoria de Programadores/Agentes de cultura de Giovana Soar, curadoria de companhias de Pri de Morais, produção de Camille Bittencourt e Direção Geral de Fabiula Passini.

 

Cléber Pereira Borges – Sesc PR

Analista de artes cênicas

Cléber Pereira BorgesSESC PRMestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Licenciado em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná(FAP), é ator, produtor cultural e professor. Atualmente é Analista de Artes Cênicas do SESC/PR, e também cursor do projeto Palco Giratório para o estado do Paraná.

Sidnei Pereira – ccbb rio

Programador

Sidnei Pereira, brasileiro, 52 anos. Formado em Jornalismo pela PUC RS com especialização em Comunicação e Imagem pela PUC RJ.
Trabalho no Centro Cultural Banco do Brasil desde 2000, quando integrei a equipe pioneira na inauguração da unidade paulista da instituição.  No ano seguinte ingressei no CCBB Rio de Janeiro, onde desde 2014, sou responsável pela programação de Artes Cênicas.
Em 2017, representei o Brasil como convidado internacional do mais importante festival de teatro europeu de língua germânica, o Berliner Teathertreffen.

Assis Benevenuto – FIT-BH

Curador

Assis Benevenuto – Belo Horizonte. Curador do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, FIT-BH, na edição 2024. Co-criador e coordenador editorial na Editora Javali, especializada em livros de teatro e cinema. Trabalha como ator, curador, diretor, dramaturgo, editor e pesquisador em artes cênicas. Integrante do Grupo Quatroloscinco. Doutor e mestre em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. Graduado em Letras pela UFMG. Ator formado pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes. Realizou estudos em Dramaturgia na Universidad Nacional de Las Artes (Buenos Aires, 2017).

Raphael Viana – Departamento Nacional do SESC

Analista das Artes Cênicas

Raphael Vianna é artista-pesquisador, curador e gestor cultural residente na cidade do Rio de Janeiro. Possui doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO com intercâmbio acadêmico pela City University of New York. É Pós-Graduado em Fundamentos do Ensino do Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e graduado em Artes Visuais pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Atualmente é membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas e trabalha como analista de artes cênicas no Departamento Nacional do Sesc onde se dedica a projetos culturais circulação (Palco Giratório), formação (Sesc Dramaturgias) e pesquisas sobre processos de criação envolvendo o intercâmbio de linguagens artísticas em campo expandido.

 

Alessandro Martins Pinto

Gestor Cultural do Teatro Firjan SESI Centro

Carioca, formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing e em Gestão e Inovação em Instituições Culturais. Atuou na produção de eventos em grandes empresas e no setor cultural. Em 2011 inicia como Analista Cultural na Gerência de Cultura do SESI/RJ. Em 2014 assume a Gestão do Teatro Firjan SESI Centro, coordenando a equipe e assumindo a curadoria artística do espaço.

Evandro Costa – Mostra Internacional de Teatro de Catalão – MIT Catalão

Diretor e Curador

Evandro Costa é ator, produtor e gestor cultural, formado em Ciências Sociais pela UFG e cursando MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais na PUC Minas. Desde 2012, se dedica à produção e gestão cultural, com ênfase em captação de investimentos e gestão de projetos artístico-culturais. Diretor da Bricolagem Produções, lidera iniciativas culturais de destaque, incluindo a direção e curadoria da Mostra Internacional de Teatro de Catalão – MIT Catalão desde 2022.

Cleber Ferreira – Federação Cultural da Amazonas – FETAM

Presidente

Ator, Professor e Produtor Cultural. Membro da Cia Vitória Régia. Nascido no RJ, amazonense desde seus 8 anos. Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Gestão e Produção Cultural e formando do curso de licenciatura em Teatro, ambos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É o presidente da Federação de Teatro do Amazonas (FETAM) e Diretor do Festival de Teatro da Amazônia – FTA.

Fabio Pascoal – FETEAG – Festival de Teatro do Agreste

Produtor/Programador

Fábio Pascoal é idealizador e produtor do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), desempenhando um papel fundamental na promoção das artes cênicas na região, além de atuar como Coordenador Pedagógico do Curso de Iniciação Teatral, realizado anualmente pelo Teatro Experimental de Arte, grupo reconhecido como Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura de Pernambuco, atuante desde 1962.

Alaor Rosa – Travessia – Festival Internacional de Artes Performáticas

Diretor Artístico

Alaor Rosa, Ator, Produtor e Curador. Diretor Artístico da Arteviva Produções desde 1987, realizando projetos, mostras e festivais. Foi produtor e curador do Cena Contemporânea- Festival Internacional de Teatro de Brasília, durante 25 anos. Vem participando de encontros em mercados e feiras de negócios culturais em diversos festivais pela América Latina, Europa e Ásia e dos festivais internacionais de teatro no Brasil.

 

Thiago Pirajira – Porto Alegre em Cena / Mostra CURA

Diretor Artístico / Curador

Thiago Pirajira é artista cênico multidisciplinar, curador e professor. Integrante do núcleo de direção artística e curadoria do festival internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena. Idealizador e curador da CURA – Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre. Doutor em Artes Cênicas, mestre em Educação e bacharel em Teatro pela UFRGS. É Professor Adjunto no curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Wanderson Lana – Festival Velha Joana

Coordenador e Curador

Wanderson Lana é Ator, Poeta, Diretor, Escritor, Roteirista e Dramaturgo; Graduado em História, Especialista em História da América Latina Contemporânea, Mestre e Doutor em Estudos de Cultura Contemporânea com tese sobre Território e a existência de uma Dramaturgia Mestiça. Diretor Artísticos dos Grupos: Faces, Faces Jovem e Primitivos. Idealizador e Coordenador do Festival Velha Joana. Atual Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera do Leste.

Miguel Arcanjo Prado – SP Escola de Teatro – ADAAP

Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais

Miguel Arcanjo Prado é Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. CEO do Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes UNESP, Pós-graduado em Cultura ECA-USP, Bacharel em Comunicação UFMG e Crítico APCA. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, UOL. Jurado do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID. @miguel.arcanjo

Soraya Portela – Trisca Festival

Direção e curadoria

É artista da cena, pesquisadora e curadora. Seus trabalhos transitam entre  dança, performance e vídeo.  Co-Criadora do Canteiro – plataforma multidisciplinar de criação e articulação de ações culturais em Parnaiba e Teresina/PI, entre as infâncias e velhices. Curadora convidada da Bienal Sesc de Dança 2023. Faz desde 2017, a curadoria e a direção do TRISCA Festival de arte com crianças.

Ferdinando Martins – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Mediador da MITbr – Plataforma de Internacionalização

Ferdinando Martins trabalha com a intermediação entre artistas e programadores da MITbr – Plataforma de Internacionalização da MITsp. É professor e pesquisador na ECA/USP e colaborador do Hemispheric Institute of Performance and Politics/New York University. É jurado do Prêmio Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

 

Jorge Valdivia – Chicago Latino Theater Alliance

Executive Director

Jorge Valdivia, is Executive Director of the Chicago Latino Theater Alliance (CLATA). His work is centered in promoting diversity and equity through arts advocacy, public engagement, and social practice. He has served as a panelist, juror, and presenter for various foundations and organizations including: the National Endowment for the Arts, The Pew Center for Arts & Heritage, the Chicago Department of Cultural Affairs, among others.

Giselle Rodrigues – Movimento Internacional de Dança

Curadora

Bailarina, atriz e coreógrafa, professora doutora  do Dept. de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, integrante do grupo Teatro do Instante, coord. do Núcleo Experimental em Movimento (NEM), Diretora do Basirah Dança entre 1997 e 2011, com 20 montagens sob sua direção e atuou como bailarina e coreógrafa do Grupo Endança entre 1982 a 1996. Atua como curadora do Movimento Internacional de Dança de Brasília (MID) desde 2016, além de colaborar com as atividades pedagógicas do festival.

Elisa Volpatto – Instituto Brasileiro de Teatro (iBT)

Fundadora/coordenadora do projeto de Residência Artística do iBT

Atriz e diretora, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudou atuação também no “The Lee Strasberg Theater and Film Institute”, em Nova York. Acumula longa trajetória no audiovisual e no teatro. Fundou o Instituto Brasileiro de Teatro, que vem fazendo uma ponte entre a iniciativa privada, o teatro e a sociedade no intuito de viabilizar a produção de espetáculos, a formação de público e a formação/capacitação de artistas de teatro.

Gabriel Machado – Bienal Internacional de Cabaret de Curitiba | Curitiba Mostra | Corpomeiolíngua – Plataforma de encontros para viver/pensar Perfomance | La Infinita – agencia de contenidos de danzas y artes vivas

Artista/Gestor/Curador

Artista-gestor-curador e pesquisador das artes vivas. Doutorando e Mestre em Artes da Cena pela UFRJ.  Integrante-fundador da Selvática Ações Artísticas. É gestor-curador da Bienal Internacional de Cabaret de Curitiba, da Curitiba Mostra, da Corpomeiolíngua – Plataforma de encontros para viver/pensar performance e colabora na curadoria de diferentes salas e instituições no Brasil e América Latina. Faz partes dos artistas de “La Infinita – Agencia de contenidos de danzas y artes vivas”.

Eduardo Godoy – Festival Nacional de Teatro – Fenata

Diretor de produção

Produtor cultural e jornalista. Atuou de 2013 a 2020 na Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa como Coordenador de Comunicação e Diretor de Cultura, sendo programador de festivais em várias áreas, além de coordenar programas e ações de promoção e difusão cultural. Diretor da Estratégia Projetos Criativos, que atua no desenvolvimento, realização e produção de projetos culturais. Desde 2010 compõe a equipe do Festival Nacional de Teatro (Fenata), atualmente como Diretor de Produção.

 

Marianne Tezza – FETEAG – Festival de Teatro do Agreste

Produtor/Programador

Marianne Consentino é professora, pesquisadora e atual coordenadora do Curso de Teatro/Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza curadoria para o Festival de Teatro do Agreste, via parceria extensionista do FETEAG com a UFPE.

Rachel Coelho – 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Produtora cultural e curadora

Rachel Coelho é jornalista, historiadora e produtora cultural, responsável pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura. Seu trabalho na área cultural, entretanto, começou muito antes de abrir sua empresa, o que ocorreu em 2014. O vínculo com teatro teve início em 1997. Seus projetos acontecem na cidade de Maringá. Ela é a idealizadora e responde pela coordenação e curadoria da mostra de teatro solo Só em Cena (em sua sétima edição) e do Escala Cultural, focado em grupos bem constituídos que estejam em circulação pelo país.  Em 2023, abriu A Toca Espaço Cultural, sede de sua produtora, que tem recebido ensaios e pequenos projetos.

Anita Gallardo – TRISCA Festival de Teresina/PI

Coordenadora

Formada em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes Visuais, com especialização em Arte Terapia, Educação Especial Inclusiva e Estudos contemporâneos em Dança. É propositora Projeto ÍM.PAR, um conjunto de ações que atuam na formação profissional e criação artística de pessoas com deficiência intelectual. É coordenadora de acessibilidade do TRISCA Festival de Teresina/PI, e orienta a monitoria Ímpar, equipe formada por pessoas com deficiência e neurodiversas que atuam no festival.