Especial 30 anos

Sobre o Festival

Muito mais que um festival de artes cênicas, o Festival de Teatro de Curitiba é um catalisador de talentos, de tendências culturais e artísticas, de reflexão, de formação, entretenimento e, principalmente, de encontros. Começou no ano de 1992 com 14 espetáculos e com o objetivo de promover a convergência das artes com o lazer, se tornando um dos principais palcos de estreias nacionais e internacionais, além da atuação de fortes nomes das artes brasileiras. Com sua já conhecida e estruturada multiplicidade na programação, hoje, o Festival de Teatro de Curitiba chega em sua 30° edição firmado como a principal oportunidade dos paranaenses e brasileiros desfrutarem de produções artísticas variadas e premiadas com preços acessíveis.

E não para por aí! Ao longo de todos esses anos de prestação de serviços culturais e sociais, se solidificou como um dos eventos mais importantes do calendário artístico brasileiro, comprovando sua pluralidade com novas programações ao se transformar no Festival de Curitiba. Com isso, o evento é complementado com outras vertentes artístico-culturais que ocorrem simultaneamente. 

A partir de 2022, a Mostra Oficial passa a se chamar Mostra Lúcia Camargo, uma homenagem a esta que foi um ícone do teatro nacional e que também fez parte do Festival como curadora, entre os anos de 1995 e 2005. Além da Mostra, também farão parte do evento o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba, o Interlocuções e uma exposição fotográfica comemorativa dos 30 anos pelas lentes de Lenise Pinheiro. Excepcionalmente neste ano, não teremos o Fringe. Em virtude de sua magnitude, que contempla centenas de espetáculos e milhares de artistas e, por ainda vivermos um momento incerto quanto à pandemia de Covid-19, a direção do Festival decidiu, por agora, adiar o evento. No entanto, o Festival na Rua promete levar toda a atmosfera do Fringe para as praças e parques de Curitiba e Região Metropolitana em 10 palcos com atrações teatrais e musicais. São companhias locais que vão se apresentar de forma totalmente gratuita. O “Circuito Espaço Aberto” também vai levar o público para diversos teatros da cidade com uma programação pra lá de especial. Ou seja, o Festival de Curitiba em sua 30° é uma gama de atrações para os mais diversos gostos e idades. 

Confira a programação oficial e encontre uma atração que é a sua cara, pois o Festival de Curitiba foi feito e dedicado para você.

0 mil

espetáculos

0 mil

artistas

0 milhões

de espectadores

29/03 a 10/04

Viva!

Você tem um encontro com a arte, os palcos, a vida!