DE 24 DE MARÇO A 05 DE ABRIL 2020 29º Edição

Nossa história

O Fringe é para você e para TODOS!

Mas, o que é o Fringe? É um mostra democrática e aberta sem o crivo de curadoria, que ocorre durante o Festival de Curitiba, em que companhias profissionais e estudantis de teatro, circo, música, dança e performances, de várias partes do Brasil e de dezenas de outros países, participam por meio de inscrições voluntárias, recebendo apoio do evento. O Fringe se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro, reunindo, na última edição, mais de 350 espetáculos e 2.100 artistas, que ocuparam 71 espaços de Curitiba e Região Metropolitana, levando arte acessível e até gratuita aos curitibanos e turistas que visitam a cidade durante todo o período.

Confira alguns números do Fringe, uma mostra feita para TODOS:

  • 22 anos de produção ininterrupta;
  • Mais de 3.650 espetáculos realizados;
  • Participação de companhias de todos os 23 estados brasileiros;
  • Participação de companhias de mais de 20 países;
  • Mais de 1.500 espetáculos gratuitos promovidos;
  • Mais de 2 milhões de pessoas nas plateias dos espetáculos;
  • Participação de mais de 35 mil artistas nacionais e internacionais.

Siga nas redes sociais as novidades e as informações no Facebook @FringeCuritiba e no Instagram @fringecuritiba

FRINGE: Uma história pelo mundo de tendências teatrais e de democracia com a arte

O primeiro Fringe nasceu em 1947, na cidade de Edimburgo, na Escócia, quando companhias que não estavam na programação do Festival Internacional de Edimburgo resolveram criar um evento paralelo à programação oficial, de forma espontânea. Desde então, vários outros Fringes surgiram pelo mundo.

Em 1998, em sua sétima edição, o Festival de Teatro de Curitiba importou essa ideia e criou o seu próprio Fringe, objetivando um espaço aberto, democrático e sem o crivo de uma curadoria. Hoje, em sua 22ª edição, qualquer grupo em que 80% de seus participantes tenham DRT, ou companhias estudantis, podem participar. As companhias se inscrevem e vêm até Curitiba durante o período do Festival, por iniciativa própria, em busca de experiência, de público e de críticas, ocupando mais de 70 espaços da Grande Curitiba. Algumas companhias se organizam por afinidades artísticas e criam suas próprias mostras. O Fringe do Festival de Curitiba se tornou uma grande vitrine no cenário teatral brasileiro, uma oportunidade atrativa para que companhias exponham os trabalhos à crítica especializada e aos “olheiros” presentes no evento.

Atrações Relacionadas

Ainda não decidiu qual atração vai prestigiar? Não deixe pra depois! Os espetáculos estão lindos e a programação já está no ar! Confira:

X

Processo de cancelamento de ingresso





Seu pedido de cancelamento foi recebido.

A produção do festival entrará em contato na sequência.