Por Jasmini Oliveira, especial para o Festival de Curitiba
“Estou bem aqui e lembrei de você.” Foto: Maringas Maciel.
A frase “Perder tempo para ganhar tempo” é repetida diversas vezes na obra “Estou bem aqui e lembrei de você”, narrativa do grupo Em Bando Coletivo sobre uma neta que revisita os passos de sua avó. A proposta percorre algumas das ruas históricas de Curitiba e ganhou sessão extra neste sábado, 29, às 18h, na Praça Generoso Marques.
Trata-se de uma experiência sonora de 30 minutos, com o trajeto definido por Marcus Di Bello, um dos criadores e diretor do trabalho. Com reflexões sobre o tempo e a pressa, sobre como desejamos que a vida passe rápido, a produção nos leva a refletir sobre nossa própria existência e nos provoca a olhar para nossa vida e para a cidade sob uma nova perspectiva.
A inspiração para a criação do espetáculo veio das histórias vividas pelos próprios autores, Di Bello e o dramaturgo João Lírio, com suas avós – trazendo essas lembranças para revisitar um pouco de suas próprias vidas e, ao mesmo tempo, oferecer aos espectadores a oportunidade de se identificarem com a narrativa.
O formato de audiotour existe desde a década de 1950, quando fitas cassetes eram usadas em museus para melhorar a experiência dos visitantes e deixá-los mais à vontade. Com o avanço da tecnologia, essa modalidade ganhou força, permitindo que a experiência ocorra diretamente pelo celular. Marcus afirma que este é o seu primeiro trabalho nesse formato, desenvolvido a partir de diversas pesquisas.
O trabalho foi lançado em 2024, em Santos (SP), onde o percurso ocorreu em dois espaços diferentes no centro da cidade. Em Curitiba, além da praça, o trajeto inclui a ida para o Largo da Ordem. “O ponto de partida sempre é um lugar familiar. Por isso, escolhemos a Praça Generoso Marques, pois de alguma forma a obra também dialoga com a cidade e com as memórias daqueles que vieram antes de nós”, afirma Marcus.
Ficha Técnica
Direção: Marcus Di Bello / Dramaturgia: João Lírio e Marcus Di Bello / Produção: Jamili Limma / Voz: Luma Eckert / Músicas: Emerson Tripah.