Descrição
Para inscrição, entre em contato eliteufpr@gmail.com
Vagas: 20 (Necessário fazer inscrições por e-mail). Para inscrição, entre em contato: parana@comitedecultura.org.br
Uma imersão nos saberes ancestrais que moldam nosso presente e inspiram o futuro. Este painel explora a interconexão entre memória cultural, práticas ambientais sustentáveis e a importância de preservar e reimaginar legados ancestrais. Com a contribuição do Terraço Verde, o diálogo enfatiza a sustentabilidade como elemento essencial para políticas culturais quehonrem o passado enquanto criam um futuro inovador.
Convidados: Mestra Fernanda Machado e João Terra
TAGS: ancestralidade, cultura, ecologia, sustentabilidade, debate
Ficha Técnica
Fernanda Machado é Guardiã da Ancestralidade e da Cultura Brasileira. Filha de Mãe Biloca, fundadora das Sambadeiras de Bimba, e neta de Mestre Bimba, criador da capoeira regional, Fernanda Machado honra sua linhagem como propagadora da cultura brasileira
no Brasil e no mundo. Fundadora do Afrobatukayó, organiza oficinas de percussão, dança afro e dança dos orixás, dando continuidade ao legado de sua mãe e avó. À frente do coletivo cultural Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca, Fernanda mantém viva a tradição do samba de roda, a culinária afro-brasileira e a força ancestral da mulher na história de Mestre Bimba, revelando a potência feminina na cultura afro-brasileira.
João Terra é Produtor Cultural e Guardião da Sustentabilidade. Produtor cultural e permacultor, João Terra é diretor do Coletivo Mão na Terra, ponto de cultura certificado no Paraná, e vencedor do Prêmio Aldir Blanc 2020 pela sua trajetória cultural. Fundador do Propulsão Cultural, em 2023 apoiou e co-criou mais de 40 projetos de artistas paranaenses, transformando-o em uma metodologia replicada nacionalmente. Desde 2015, dedica-se à produção de eventos, cursos e festivais, unindo cultura e sustentabilidade para impactar comunidades e fortalecer redes culturais no Brasil.