Descrição
Para inscrição nas oficinas, entre em contato pelo e-mail interlocucoes@festivaldecuritiba.com.br
A Palestra busca refletir sobre as contemporâneas teatralidades negras como ações poéticas e políticas comprometidas com ações que movimentam, fissuram e fabulam imagens, existências e as estéticas pretas através de outros textos e contextos, outras formas de sociabilidade em cena e epistemologias. A partir de uma reflexão crítica e criativa acerca da noção de aquilombamento, propõe-se uma imersão para pensar como essas teatralidades buscam submergir numa performance que, em exposição de sua autoconsciência, tentam descolocar padrões coloniais do ser, do saber e do poder em ato estético-performativo.
TAGS: movimento negro, sociedade, debate
Ficha Técnica
Soraya Martins é artista-pesquisadora-docente, crítica e curadora independente. Professora de Teatro da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. É autora do livro “Teatralidades-Aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo”.
Atualmente faz parte da Frente Criativa e Curatorial do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, curou o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte- FIT-BH 2024 e 2018 e integrou a equipe curatorial do Festival Internacional de Artes Cênicas da
Bahia-FIAC de 2019 a 2021. Pós-doutoranda em Literatura, Outras Artes e Mídia (UFMG). Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa e Mestra em Estudos Literários. Atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. Cursou Semiologia do Teatro no “Dipartimento
di Musica e Spettacolo dell ́Università di Bologna”, Itália. Atua como atriz e pesquisadora de teatralidades brasileiras. Escreve críticas teatrais para os Arquivos de Okan, o site Horizonte da Cena e para diversos festivais.