Curitiba, Paraná, Brasil
Comédia, Dramédia, Multiáreas, Tragicomédia
Curitiba, Paraná, Brasil
Circo, Comédia, Palhaçaria
Salvador, Bahia, Brasil
Drama, Infantil, Solo
Fundado em 2010, em Salvador/BA, o Coletivo Duo de Teatro conta com 10 espetáculos em seu repertório, além de Performances, Intervenções Urbanas, Workshops, Demonstrações de trabalho, Seminários e Oficinas. Participou de intercâmbios com expoentes grupos de Teatro e Pesquisa em Artes Cênicas no cenário Nacional e Internacional (LUME / Campinas e Odin Teatret / Dinamarca). Idealizou, coordena e produz os projetos Festival Solos de Teatro da Bahia, Cabriola: mediação cultural jovens espectadores e o Tempo cultural: vivências em Arte e Cultura. Com espetáculos indicados a premiações no Estado da Bahia (Prêmio Braskem, atualmente, Bahia Aplaude), tem planejado e realizado com expertise seus projetos via Editais, Prêmios e Leis de Incentivo Municipal, Estadual e Federal.
Araucária, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Experimental
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Infantil, Palhaçaria, Performance, Solo
Darlan Gebing é o representante de um coletivo de 6 artistas chamado Trupe de Maricas de Caxias do Sul - RS. A Trupe de Maricas é uma companhia que desde 2019 investiga a palhaçaria, o teatro de rua e o teatro para crianças. Seus principais trabalhos são: É Tudo Fruto da Imaginação (2021), Um Passarinho me contou (2022) e Khaleh (2023). Já atuou em diversos festivais, feiras e escolas, buscando sempre relacionar suas práticas artísticas com a educação. Para conhecer mais o trabalho da Trupe de Maricas acesse o perfil no Instagram @trupedemaricas ou o site darlangebing.com
Curitiba, Paraná, Brasil
Experimental, Infantil, Tragicomédia
"Alameda, fundada em 1997 e com trabalho contínuo desde maio de 2002. Seu foco é a criação artística em teatro contemporâneo e infantil, combinando formação teatral por meio de atividades pedagógicas com a produção cultural de espetáculos.
O trabalho do grupo caracteriza-se pela colaboração, buscando, em seus projetos mais recentes, modos de criação que se desenvolvam em rede de afetos. A pesquisa de linguagem e as poéticas cênicas experimentadas pelo grupo são frutos de parcerias com artistas com quem se identifica, estimulando a investigação de novas formas e consolidando uma trajetória de mais de duas décadas em Curitiba."
São Paulo, São Paulo, Brasil
Contemporâneo, Experimental, Performance, Outro
Londrina, Paraná, Brasil
Circo, Comédia, Palhaçaria
O Triolé é um grupo de Palhaçaria, formado por Alexandre Simioni e Gerson Bernardes, em atividade desde 2010, na cidade de Londrina. Todas as ações do Triolé, desde a sua fundação, tem por objetivo provocar o encontro com o público, uma vez que trabalham com espetáculos criados para os mais diversos espaços, desde rua, praças, espaços públicos ou salas de teatro, sempre utilizando da linguagem do Circo e do Palhaçaria. Em 2025 o Triolé completa 15 anos com quatro espetáculos em repertório, e seu mais recente espetáculo "O último tranco" foi dirigido pela Mestra Lily Curcio (in memoriam), palhaça argentina, radicada no Brasil.O espetáculo leva o grupo a se aventurar por ambientes com temática intimista, onde há espaço para alternância entre silêncio e som, riso e emoção, sempre em salas de apresentação, como teatros, para que o público tenha uma experiência intensa, nesse ambiente criado pelos palhaços.
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Dança
Curitiba, Paraná, Brasil
Improviso
São Paulo, São Paulo, Brasil
Comédia, Multiáreas, Outro
A Cia. Menor Menor é uma companhia de arte multilinguagens, que trabalha com teatro, música e dança. Foi fundada em fevereiro de 2024 e tem sede em São Paulo. Seus integrantes vêm de várias regiões do Brasil, e contribuem cada um com seu próprio repertório cultural. Em 2024, foram 3 projetos apresentados em São Paulo, e em 2025 o grupo prevê a circulação dos espetáculos Brasil afora. O nome vem de um poema em homenagem a Manuel Bandeira que diz: poeta menormenormenor enorme!
São José, SC, Brasil
Experimental, Multiáreas, Solo
O Coletivo Barbotinas é uma incubadora cultural da Grande Florianópolis que reúne artistas e arte-educadores em criações autorais de teatro, dança e música. Atua na realização de oficinas, espetáculos e eventos culturais, com foco na cultura popular brasileira e na formação de plateia. O Coletivo Barbotinas já foi premiado em diversos editais e prêmios culturais ao longo de sua trajetória desde 2021.
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Experimental, Multiáreas, Musical, Performance
Maringá, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Experimental, Solo
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Dança, Experimental, Multiáreas, Performance
Moira Albuquerque é artista e diretora de produção, atuante desde 2006. Graduada em Licenciatura em Teatro (2012) na Faculdade de Artes do Paraná. Integrante da Minha Nossa Cia de Teatro desde 2011, com destaque para os espetáculos: Temporada de Caça - uma tragicomédia distópica linkedinesca com direção de Vinicius de Souza (MG), em que recebeu indicação como Melhor Atriz no 40° Prêmio Troféu Gralha Azul e a peça foi indicada no 34° Prêmio Shell na categoria Destaque Nacional. O Leão no Aquário, com direção de Diogo Liberano (RJ); Primavera Leste com direção de Dimis(PR); Contadora de histórias da Cia Girolê desde 2012, com realizações de projetos de incentivo à leitura. Paralelamente e transversalmente ao trabalho com esses os grupos, desenvolve criações autorais em performance e dança. Idealizadora do projeto ENTRE FIOS contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua/2014, realizando performances em site specific e instalações urbana. Atualmente pesquisa as animalidades no corpo feminino.
Curitiba, Paraná, Brasil
Comédia, Improviso
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Dança, Experimental, Multiáreas, Performance, Solo
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Drama, Experimental, Solo
Curitiba, Paraná, Brasil
Comédia, Drama, Dramédia
"A Minha Nossa Cia. de Teatro, fundada em 2009, consolidou-se no cenário teatral de Curitiba com sua estrutura colaborativa e intercâmbios constantes com outros artistas. Desde 2016, realiza o Projeto Câmbio, promovendo intercâmbios com diretores e dramaturgos de diferentes regiões do Brasil. Entre os espetáculos resultantes desse projeto, destaca-se Temporada de Caça – uma tragicomédia distópica linkedinesca (2023), dirigido por Vinicius de Souza (MG), indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional e com 11 indicações no 40º Prêmio Troféu Gralha Azul."
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Infantil, Solo
Curitiba, Paraná, Brasil
Circo, Comédia, Formas animadas, Infantil, Musical, Palhaçaria, Tragicomédia, Outro
Curitiba, Paraná, Brasil
Dramédia, Formas animadas, Infantil, Lambe lambe
São Paulo, São Paulo, Brasil
Infantil, Lambe lambe, Performance
O Grupo Ciclistas Bonequeiros é uma companhia paulistana fundada em 2010, que une educação, tecnologia e acessibilidade através do teatro e de ações urbanas por meio de bicicletas. Com apresentações em praças, escolas e parques, o grupo promove intervenções cênicas acessíveis e poéticas. Tem em seu repertório o teatro lambe-lambe com "Trilogia Sorrir" (tema saúde bucal), "Trilogia Circo" e "Respeito ao Próximo" (acessibilidade ). Desenvolve espetáculos como "A Bicicleta Mágica", o "triciclo culinário" e intervenções como o "triciclo das histórias" e o "triciclokê". Oferece oficinas de formação e circulou por importantes eventos culturais, como Virada Cultural, Sesc's e feiras. Seu trabalho valoriza a ocupação do espaço público e a democratização da arte. Também tem obras com recursos tecnológicos, o "Literatura postal em realidade aumentada" com histórias clássicas adaptadas trazendo trilha, locução, animação 3D, recurso de libras e a realidade aumentada.
Curitiba, Paraná, Brasil
Tragicomédia
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Formas animadas, Infantil
Curitiba, Paraná, Brasil
Outro
Manaus, Amazonas, Brasil
Comédia, Contemporâneo, Dramédia, Improviso, Performance
Campinas, São Paulo, Brasil
Comédia, Drama, Dramédia, Infantil, Musical
Joinville, Santa Catarina, Brasil
Contemporâneo, Dança, Multiáreas
Londrina, Paraná, Brasil
Circo, Comédia, Palhaçaria, Solo
Quitandinha, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Dança, Drama, Infantil, Multiáreas, Solo
Curitiba, Paraná, Brasil
Circo, Dança, Ópera
Curitiba, Paraná, Brasil
Contemporâneo, Dança, Experimental, Multiáreas, Performance, Solo
O Núcleo de Pesquisa Teatral da Casa Eliseu Voronkoff nasceu em 2019 e tem seu trabalho voltado à pesquisa de e para um Teatro Contemporâneo. Dando ênfase as criações autorais, estreou em 2019 com o espetáculo Aquilo Que Já Não Posso Mais Calar, e durante todo o período da pandemia criou inúmeros trabalhos online. Com a retomada das atividades presenciais criou O Medo Que Ela Sentia Enquanto Você Não Vinha (ou Por Que Você Nunca Veio?), Érebo – A Saga Ordinária dos Invisíveis e acaba de estrear Aguarde no Edifício 0. Dirija-se à Máquina 1.
Curitiba, Paraná, Brasil
Drama, Experimental, Formas animadas, Infantil, Multiáreas, Performance, Solo, Outro
Curitiba, Paraná, Brasil
Infantil
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil
Contemporâneo, Drama, Tragicomédia, Outro
O grupo Tre vecchio é formado por 4 artistas da cidade de Novo Hamburgo, No Rio Grande do Sul, que atua ha mais de 10 anos com teatro, música e audiovisual. A primeira montagem do grupo “Aquela dos Velhos”, é um espetáculo que aborda de forma leve e subjetiva as questões da terceira idade e leva o público a refletir e se emocinar, sendo sucesso de crítica e público por onde passa. O grupo trabalha diversas técnicas e mistura de referências para trazer uma identidade única ao palco, além de utilizar musicoterapia, aromaterapia e outros.
Curitiba, Paraná, Brasil
Comédia, Contemporâneo, Drama, Tragicomédia
Brasília, Distrito Federal, Brasil
Contemporâneo, Drama
Londrina, Paraná, Brasil
Solo
Thainara Pereira é atriz, produtora cultural e cantora. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e licenciada pela Uniplena, investiga as conexões entre teatro, canto e contação de histórias, unindo memórias pessoais, cantos e histórias de mulheres negras importantes para a memória do Brasil. Criou e atua no espetáculo “PRET(A) – Resquícios de uma Mulher Só” que estreou em 2020 e já teve apresentações em Londrina, Maringá, Bauru e Curitiba.
Curitiba, PR, Brasil
Infantil, Solo
A Koro Cia de Teatro foi formada em agosto de 2022, sob a direção de Giovana de Liz, com o objetivo de explorar novas linguagens e processos criativos no teatro contemporâneo. Surgiu a partir de audições com recém-formados da Atos Escola de Artes, com o intuito inicial de ser um apoio da Arto Companhia, mas logo conquistou sua identidade própria. Desde sua formação, a Koro tem se destacado pelo desenvolvimento de solos autorais e pela busca de uma linguagem única, com ênfase na expressão individual dos artistas. Um dos projetos mais recentes da companhia é "O Manual do Manoel", uma peça inspirada nas obras de Manoel de Barros, que convida crianças e adultos a embarcar em uma jornada poética.