Iniciativa faz parte do projeto Aquarela, da Tintas Darka e a Coral, em parceria com o Festival de Curitiba, que possibilitou a experiência cultural delas em grande estilo

Por Eduardo Wolski, especial para o Festival de Curitiba

Sete mulheres tiveram uma noite transformadora ao assistirem, pela primeira vez, uma peça teatral. E não se trata de qualquer espetáculo: foi a estreia do musical Ray – Você Não Me Conhece, no Teatro Guaíra, um dos grandes destaques da Mostra Lucia Camargo, da 33ª edição do Festival de Curitiba, no Dia Mundial do Teatro (27 de março).

A experiência nasceu de um projeto tocado em parceria pela Tintas Darka e a Coral, o Projeto Aquarela, junto ao Festival de Curitiba. A iniciativa é voltada à capacitação e valorização de mulheres em situação de vulnerabilidade que estão em busca de novas oportunidades profissionais e pessoais. Nele as participantes aprendem e, ou, aperfeiçoam suas habilidades em pintura profissional.

A programação começou quando as profissionais selecionadas pelo Aquarela foram recebidas por uma limousine rosa, com comidinhas e bebidas, para um passeio de cerca de uma hora por Curitiba-PR. Em seguida, chegaram ao Guairão com pompa e circunstância, incluindo a oportunidade de consumir arte na homenagem às convidadas.

“Essa iniciativa faz parte do nosso propósito de fortalecer e inspirar mulheres. Queremos proporcionar não só oportunidades no mercado de trabalho, mas também experiências que elevem a autoestima e abram novos horizontes”, afirma Alessandra Alves da Costa, coordenadora de Marketing da Tintas Darka.

Olhos brilhantes e corações aquecidos

Momentos antes do terceiro sinal, as convidadas do evento eram pura alegria no foyer do Guaíra, já demonstrando a felicidade em poder consumir cultura em uma época de movimento nos espaços culturais da cidade, como acontece durante o Festival de Curitiba. A repercussão entre elas foi positiva.

Simone de Souza é pintora profissional, e conta que trabalha no ramo desde os 15 anos. “A gente está acostumada a ficar focada nas obras, e é aquela correria a semana inteira. Nas folgas, geralmente, ficamos curtindo em casa mesmo, não há muito tempo para nada”, explica.

Visitando o Guairão pela primeira vez, ela conta como foi a experiência: “Parecia tudo mágico, bem diferente! Eu nunca tinha visto um musical, nem uma atuação assim. Não tenho nem como descrever. Foi algo surreal para mim”, conta extasiada.

Márcia de Carvalho, que também faz parte do Aquarela, se profissionalizou na área há seis anos. Como a colega, nunca havia assistido a uma peça. “Foi maravilhoso! Nunca fui ao teatro e já na primeira vez ser o Guaíra é um sonho”, comemora. Ela acrescenta que não imaginava que o espaço era tão grande e que cabia tanta gente.

Em relação ao espetáculo Ray – Você Não Me Conhece, diz que ficou deslumbrada. “Está em minha memória para o resto da vida”, finaliza, dizendo que as colegas também ficaram muito felizes porque nenhuma havia passado pela experiência de assistir a um musical.

33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Redes Sociais