Circuito Independente do 33º Festival de Curitiba terá contação de histórias e oficinas formativas no Sesi Cultura.
Oficina “Conto pra que tu contes”.
O Dia Nacional do Contador de Histórias é celebrado nesta quinta-feira, 20 de março, e esta figura tão importante no universo da arte e na transmissão da cultura por meio da oralidade está contemplada no Circuito Independente da Mostra Fringe na 33ª edição do Festival de Curitiba.
Serão duas oficinas gratuitas para quem deseja aprender a contar histórias, além de um circuito de histórias infantis para todas as idades, que reúne contadores de Curitiba e Londrina, do Paraná, e de Rio do Sul e Chapecó, de Santa Catarina, no Centro Cultural Dr. Celso Charuri, do Sesi Cultura – Rua Paula Gomes, 270, São Francisco.
Para aprender a contar histórias:
“Contar Histórias, Um Exercício de Humanidade”, oficina de três horas ministrada por Josiane Geroldi, propõe atividades práticas de contar e escutar contos, com o intuito de instrumentalizar os participantes interessados no tema para realização de atividades e experiências significativas envolvendo a prática da contação de histórias. No dia 28 de março, às 19h30.
Na oficina “Conto Pra Que Tu Contes”, Carlos Moreira auxilia os participantes a encontrarem a sua voz narrativa, sua persona “contador(a) de história”. “Para isso, iremos entrar numa exploração da nossa forma cotidiana de narrar. Todos temos uma voz, uma forma de narrar que se encontra oculta ou coberta por máscaras”, explica o palestrante.
Através da observação, da recordação, da combinação de elementos como a voz, o gesto e a palavra, os participantes vão conhecer uma forma de narrar íntima, autêntica e, muitas vezes, surpreendente. No dia 26 de março, às 19h30.
Para ouvir histórias:
O Circuito de Contação de Histórias infantis reúne cinco artistas em diferentes espaços do Centro Cultural Dr. Celso Charuri, com apresentações consecutivas, nas quais o espectador é transportado para mundos encantados.
Carlos Moreira traz “Um Chá de Histórias”, enquanto Ciliane Vendruscolo encanta com “Histórias da Rainha Efigênia”; Cobaia Cênica apresenta “Miguel, o Cavalheiro do País Sem Nome”; Josiane Geroldi conta “Foi Coisa de Saci”, e o Palhaço Arnica diverte com “Histórias de Palhaço”. Um mergulho mágico na arte de contar histórias. No dia 29 de março, às 14 horas.
A Mostra Fringe no Festival de Curitiba é apresentado por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e CAIXA Cultural, com patrocínio de Copel – Pura Energia, ClearCorrect – Neodent, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná, CNH Capital – New Holland e EBANX, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Festival de Curitiba
A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Serviço:
Oficinas e Contação de Histórias
Mostra Fringe – 33º Festival de Curitiba
De 26/03 a 29/03, no Centro Cultural Dr. Celso Charuri.
Local: Rua Paula Gomes, 270. São Francisco.
Oficina “Contar Histórias, Um Exercício de Humanidade”, inscrições.
Conto Pra Que Tu Contes, inscrições.