José Saramago, Aleilton Fonseca e Eduardo Galeano inspiram espetáculos que estão na programação da Mostra Fringe

Por Gadiel Oliveira e Nicole Heinzen

Israel Barreto, Nina Andrade e Saulus Castro, do Coletivo Duo. Foto: Annelize Tozetto.

O Coletivo Duo, de Salvador, Bahia, comemora 15 anos com uma mostra especial dentro da programação do Fringe, no 33º Festival de Curitiba. O grupo teatral apresenta três espetáculos: “Em Busca da Ilha Desconhecida”, uma adaptação de José Saramago, em cartaz há mais de 10 anos; “O Avô e o Rio”, inspirada na obra do escritor e membro da Academia de Letras da Bahia Aleilton Fonseca; e “Memórias de Fogo”, baseada na trilogia do uruguaio Eduardo Galeano.

Em vez das tradicionais “bodas de cristal”, como são normalmente conhecidas as celebrações do décimo quinto aniversário de um casamento, o Coletivo Duo prefere chamar suas festividades de “bodas de resiliência”, para ressaltar a qualidade que os manteve firmes durante todo esse tempo, em condições quase sempre desfavoráveis.

“Evidenciar esses desafios, principalmente com relação a políticas públicas, e estar aqui no Festival de Curitiba é uma ação muito importante” disse Saulus Castro, em entrevista coletiva na Sala de Imprensa Ney Latorraca, no Hotel Mabu. Ele ainda completou relembrando que foi necessário muito esforço para conseguir as passagens para vir a Curitiba, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

“Está sendo um aprendizado, porque é a primeira vez que todos nós juntos participamos da Mostra Fringe. E eu, enquanto recém-chegada no grupo, estou aprendendo muito. Fico feliz em apresentar um espetáculo que fala sobre a importância de sonhar e ter resiliência”, ressaltou a atriz Nina Andrade.

Todos os atores do grupo estão no elenco do espetáculo infantojuvenil “Em Busca da Ilha Desconhecida”, que será apresentado no Palco Ruínas nos dias 5 e 6 de abril, às 16h. A Mostra leva para o Teatro Novelas Curitibanas o solo “O Avô e o Rio”, na sexta-feira, 04, às 20h, com Israel Barreto, indicado a melhor ator no “Prêmio Bahia Aplaude”. Já “Memórias de Fogo” realizou apresentação única na noite de quarta-feira, 03.

Durante a longa trajetória, o Coletivo Duo contou com diferentes formações, com menor ou maior número de integrantes. Atualmente, eles chegam ao Festival de Curitiba com quatro participantes: Israel Barreto, Nina Andrade, Letícia Mello e Saulus Castro. Os atores se dividem nas apresentações. E mesmo nos solos, todos contribuem no trabalho de bastidores. “Quando o Saulus vai entrar em cena sou eu que faço a preparação física dele e realizo a operação de som durante a apresentação. Já no meu espetáculo quem faz isso é ele. Então, de forma indireta, a gente sempre está contribuindo com o trabalho do outro”, finaliza Israel Barreto.

A Mostra ainda conta com duas oficinas gratuitas, “O Jogo Físico na Cena – Práticas Físicas para a Prontidão Corpórea”, que acontece no sábado, 05, às 9h, na Caixa Cultural, e “Processos Ígneos – Corporeidades e Dramaturgias para as Artes Cênicas”, no domingo, 06, às 9h, também na Caixa Cultural.

Redes Sociais