Por Maria Emilia Silveira e Guilherme Bittar – Agência de Notícias do Festival de Curitiba
O Festival de Curitiba tem representatividade feminina. Das cerca de 600 pessoas que trabalham diretamente no evento, 80% são mulheres. Muitas delas estão há décadas na equipe.
É o caso da recepcionista Graça Ribeiro, que iniciou no Festival de Curitiba em 1998 e integra o quadro fixo do evento. São quase 25 anos em que Graça faz com que as diversas demandas do Festival cheguem às pessoas certas. “Toda edição é desafiante. Mas é gostoso, pois a equipe conversa bastante e é uma grande família”
80% do quadro do Festival de Curitiba é composto por mulheres
Fabíula Passini deu os primeiros passos no evento na bilheteria, há 15 anos. Depois, migrou para a produção, produção executiva, coordenação, até assumir a direção. Ela afirma que o festival cresceu e se solidificou porque tem mulheres competentes em posições importantes. “Sou uma mulher muito feliz no cargo que exerço. Sou rodeada por grandes mulheres, que tem um olhar carinhoso, generoso e atento e com as quais aprendo todos os dias”.
Lygia Itiberê é produtora cultural desde a década de 1970. Ela veio do Rio de Janeiro para Curitiba em 2010 e pouco tempo depois integraria a produção do festival – atualmente, está na mostra Lucia Camargo e é responsável pela organização das peças que estarão no Sesc da Esquina. Ela lembra que a predominância de mulheres é uma característica do festival desde quando ela entrou. “É um ambiente excelente. Trabalhamos sintonizadas”.
Sintonizadas no trabalho e no orgulho que nutrem por fazer parte do evento. “O festival impacta a cidade inteira. Dos pequenos teatros aos grandes palcos, a cidade respira cultura”, diz Lygia.”Eu fico admirada em ver como o festival cresceu”, completa Graça.
No caso de Fabíula, é quando o escritório no hotel Mabu, chamado de QG, está fervilhando de pessoas e atividades que ela se sente mais orgulhosa, ao ver tantas pessoas trabalhando para que o Festival de Curitiba aconteça. “Me enche o peito de calor de fazer parte de tudo isso. É gratificante estar em um evento que consegue contratar tantas pessoas qualificadas, sendo a maior parte mulheres”, finaliza a diretora.
Festival de Curitiba
O maior festival de artes cênicas da América Latina acontece entre os dias 27 de março e 9 de abril, em Curitiba, com mais de 280 espetáculos e diversas mostras em diferentes pontos da cidade.