O filósofo que talhou a marteladas de perturbação e provocação o pensamento ocidental, Friederich Nietzsche, é um punk rocker segundo Dimis, o diretor do espetáculo o Fantasma de Friederich – Uma Pop Ópera Punk, da companhia Bife Seco. O espectro do pensador alemão que ronda o musical que estreia nesta terça (2) na Mostra Lucia Camargo também passeou pela sala de imprensa do Hotel Mabu onde treze integrantes da produção estiveram para falar com a imprensa e influencers.
“A filosofia de Nietzsche mais bagunça que ajuda. Uma frase dele: ‘É preciso ter caos dentro de si para se tornar uma estrela dançante’. Isso reverberou em mim por anos até a vinda do Fantasma”, explicou.
Dimis contou que a centelha para escrever a peça veio de uma condição pessoal de depressão que durou três anos. “Como todas as boas coisas surgiu do pior momento da vida. Eu precisava ou fazer terapia ou escrever uma peça. A Bife Seco sempre quis fazer musicais, mas não tínhamos meios nem profissionalismo para fazer. Agora, estamos chegando aonde queríamos”, disse.
O musical com cara de fenômeno pop do teatro brasileiro conta a história de uma jovem – interpretada por Laura Binder – que se interna em uma instituição de saúde mental onde encontra o livro que liberta o fantasma do filosofo que em vida também sofreu de patologias físicas e mentais severas.
Fantasma Cantor
Em cena, quem dá vida ao fantasma é o ator Ranieri González que, aos 37 anos de carreira, se disse encantado de estar pela primeira vez em um musical cercado de atores da Geração Z. “Chega a hora na carreira em que nos tornamos o mais velho da trupe. Para mim, essa peça é um divisor de águas. Trabalho com um elenco maravilhoso e jovem, com cantores incríveis. É absurdo o quanto estou aprendendo com eles. Nunca participei de um musical desse porte. É desafiador e muito prazeroso”, disse.
No final da entrevista, Laura, Ranieri e os demais componentes do elenco cantaram uma das 18 canções presentes na trilha da peça e emocionaram a audiência. O musical tem temas originais compostos por Enzo Veiga que misturam punk com pop, opera, progressivo e tudo cantado em português. As canções da peça estarão a partir desta sexta-feira (5) disponíveis nos principais tocadores de música, nos canais da Bife Seco.