Das muitas histórias que o Festival de Curitiba conta, uma das mais legais é a dos artistas que trouxeram o espetáculo O PÔA para as duas sessões na programação do Fringe, hoje (6) e amanhã (7) na sala Simone Pontes, sede da Cia. do Abração, no bairro do Bacacheri.

O grupo de sete jovens artistas cariocas com formação no Teatro Tablado, a exemplo de tantos outros grupos do festival, veio para Curitiba de forma independente, com a cara e a coragem e amor pelo teatro e durante a viagem estão todos dormindo no espaço cedido pela Cia do Abração. “Eles nos abraçaram realmente e a ente só pode agradecer pela oportunidade de estar aqui”, disse Vini Portella, um dos membros da trupe.

O dinheiro para a as passagens, eles conseguiram após o tradicional Teatro Tablado ter concedido uma noite de bilheteria inteira para eles.

O PÔA é uma peça idealizada por Vitor Hugo Guimarães, que assina a direção e a cenografia ao lado de Luiza Kosovski. Os artistas do projeto conseguiram financiar a viagem depois de uma sessão de arrecadação de fundos bem-sucedida no Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, onde todos se conheceram.

A peça é protagonizada por Nabuco, ator PcD com mal formação de Arnold Chiari. Em cena, seu monólogo sem palavras reflete sobre os limites e potências da condição humana a partir de uma linguagem performática e sensorial.

Totalmente sem palavras não. Aquela que dá título ao espetáculo é falada por Nabuco na abertura e é como soa a palavra “porra” em sua prosódia peculiar.

“Sempre encarei muito bullying por causa da minha condição e até hoje sofro com isso. Ser uma pessoa com deficiência não é uma doença, muitas pessoas não entendem. Mas sempre acreditei em mim, esse projeto é um sonho. A importância de confiarem no meu trabalho no teatro e me aceitarem como eu sou é enorme, me dá força e coragem”, disse Nabuco.

Com um projeto inclusivo e bem-humorado, uma estratégia de guerrilha e muito disposição e amor pela arte, O PÔA reúne elementos que são a essência do Fringe e do Festival de Curitiba no palco.

SERVIÇO

Quando: 6 e 7 de abril (sábado e domingo), às 19h30

Onde: Sala Simone Pontes, Sede da Cia. do Abração (Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 – Bacacheri

Capacidade: 60 lugares

Ingressos: $25 (Meia-entrada); $50 (Inteira)

Duração: 40 min

Classificação indicativa: 12 anos

FICHA TÉCNICA

 

Elenco: Nabuco e Grila Grimaldi

Direção Geral e Dramaturgia: Vitor Hugo Guimarães

Direção Artística: Luiza Kosovski e Vitor Hugo Guimarães

Produção: Elisa Nunes e Vini Portella

Desenho de Luz: Gabriel Prieto

Figurino e Caracterização: Grila Grimaldi

Direção de Movimento e Preparação Corporal: Gabriela Ruppert

Direção Musical e Composição da Trilha Sonora Original: Vinícius Nesi

Intérprete de Voz na Trilha Sonora: Maria Maud

Cenografia: Luiza Kosovski e Vitor Hugo Guimarães

Costureiro: George Bravo

Operação de Luz: Chico Moraes

Operação de Som: Caio Paranaguá

Contrarregragem: Clara Farroco e Helena Alpino

Assessoria de Comunicação: Vini Portella

Design Gráfico: Grila Grimaldi

Ilustrações Artísticas: José Beltrão e Maria Santos

Registros e Edição em Vídeo: Samuel Valladares

Registros Fotográficos: Bê Riley

Apoio Técnico: Gabriel Aguiar, Jirllan Cavagna, Lucas Fernandes, Mavi Bello e Xande Barroca

Apoio Cultural: Teatro O Tablado

 

Redes Sociais