Comediante comemora os 21 anos do evento e fala sobre os desafios da curadoria de humor
Por Eduardo Wolski e Nicole Heinzen, especial para o Festival de Curitiba.
Diogo Portugal. Foto: Annelize Tozetto.
Há 21 anos, Diogo Portugal tinha uma vontade inusitada: criar um núcleo de comédia no Festival de Curitiba, numa cidade que é conhecida exatamente pela sisudez de seus habitantes. Em vez de combater a fama, ele inicialmente abraçou o humor mais sarcástico, que tira sarro de si mesmo, característica do curitibano, para dar trato ao desafio.
Ao longo dos anos, o formato ficou mais diverso. A edição de 2025 começa na noite desta quinta-feira, 27, na Live Curitiba, mais uma vez com a curadoria de Portugal. “Eu tenho certeza de que este ano nós estamos misturando estilos de comédia de uma forma que a gente nunca fez antes. Acho que essa é a grande novidade”, destacou Portugal em coletiva na Sala de Imprensa Ney Latorraca, no Hotel Mabu.
“Essa é a brincadeira do Risorama, misturar estilos diferentes. Tem o Santo Fole e o Chico Raiz, que são os caras mais da comédia pra todo mundo ver, sabe? Pra velhinho e criança assistir. Assim como tem o Mateus Ceará, que você olha para o lado e fala ‘meu Deus, eu não acredito que ele disse isso’”, explica.
As apresentações ficam ainda mais interessantes porque, a cada noite, humoristas se revezam o palco e cada um se apresenta por cerca de 15 minutos. Além disso, o Risorama tem um papel fundamental: ajudar comediantes que estão no começo da carreira, inserindo-os no mundo do stand-up comedy. “O grande desafio do Risorama é pegar comediantes que estão ‘na planta’ e lançar, como faz um olheiro de futebol, falando ‘esse cara vai estourar, não tenho dúvida’”, ressalta.
Portugal também destaca o ambiente de bar em que o Risorama acontece, com uma cenografia temática e mesas para o público acompanhar os espetáculos. “Eu vi vários outros festivais de humor que faziam de um jeito mais fácil, botavam todo mundo num teatro. A experiência do teatro é diferente na comédia. A comédia é colaborativa. As pessoas falam: ‘ah, vamos fazer uma mesa para ir ao Risorama’”, cita.
Confira o line-up de 2025:
27/03 – Quinta-feira: Diogo Portugal, Italo Sena, Pritello, Fernanda Arantes, Nil Agra, Giovanna Fagundes e Thiago Souza.
28/03 – Sexta-feira: Diogo Portugal, Diguinho Coruja, Kedny Silva, Mhel Marrer, Rogerio Morgado, Marcito Castro, Nany People e Carioca.
29/03 – Sábado: Diogo Portugal, Arianna Nutt, Jansen Serra, Luciano Guima, Nany People, Cris Pereira, Eduardo Jericó e Danilo Gentili.
30/03 – Domingo: Diogo Portugal, Santo Fole, Chico Raiz, Alorino Jr, Criss Paiva, Serginho Lacerda e Victor Sarro.
31/03 – Segunda-feira: Diogo Portugal, Rodrigo Marques, Dra. Rosângela, Marcus Cirillo, Fabiano Cambota, Matheus Ceará e Brow Malaquias
01/04 – Terça-feira: Diogo Portugal, Afonso Padilha, Rafael Aragão, Gio Lisboa, Fernando Semmer, Igor Guedes e Tatá Mendonça – A Cega na Comédia